A liberação dos pagamentos do abono salarial PIS/Pasep tem ajudado muitos trabalhadores com as contas do mês. O governo federal deu início ao calendário de repasses no dia 8 de fevereiro, com o encerramento definido para o dia 31 de março. Com as fases de saque, algumas dúvidas em relação ao benefício começaram a surgir.
Leia mais: PIS/Pasep libera novos pagamentos nesta quinta, 17; Veja quem recebe
Uma delas, mais especificamente, é se quem está negativado tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2022. Essa condição é dada à pessoa que está com o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Confira a resposta para esse questionamento a seguir!
Estou com o nome sujo? Posso receber o PIS ou Pasep normalmente?
A resposta é sim! Aquele com direito ao abono salarial PIS/Pasep receberá o benefício mesmo se o nome estiver sujo. De acordo com as regras do programa, a negativação não impõe nenhuma restrição ao saque.
Por outro lado, estar negativado implica em uma lista extensa de empecilhos no mercado financeiro, como dificuldade em conseguir um financiamento, durante a solicitação de empréstimos, pedido de cartão de crédito, dentre outros serviços.
Mas, reforçando, nenhum desses obstáculos envolve o recebimento do PIS/Pasep.
Mas, afinal, quem pode receber o PIS/Pasep 2022?
Os requisitos do abono salarial deste ano exigem que o trabalhador:
- Esteja inscrito há pelo menos 5 anos no PIS/Pasep;
- Tenha recebido remuneração média de até dois salários mínimos, no ano-base 2020;
- Tenha atuado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no decorrer do ano-base 2020;
- Estar com seus dados devidamente repassados à Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.