Já ouviu falar no camapu, uma das plantas medicinais originárias da Amazônia brasileira? Ela recebe o nome popular de bucho-de-rã, mata-fome ou de juá-de-capote. Seus efeitos terapêuticos ainda são pouco explorados pela ciência, mas muito conhecidos entre os povos tradicionais.
Veja também: Pão francês: qual alimento comer para substituir o pãozinho?
O que se sabe é que o camapu consegue melhorar significativamente a saúde do cérebro. Por isso, a fruta é utilizada no tratamento de Alzheimer, Parkinson e de situações ligadas à memória, ansiedade e insônia, por exemplo.
Benefícios do camapu para o cérebro humano
As principais atuações do camapu para a saúde ocorrem no tratamento de doenças crônicas e degenerativas do sistema nervoso central. Uma das substâncias encontradas no caule da planta tem a capacidade de estimular a produção de novos neurônios.
Mais do que isso, o camapu comprovadamente fortalece o sistema imunológico dos pacientes. Ele atua diretamente no combate ao envelhecimento precoce.
Atualmente, os princípios ativos do camapu são utilizados na medicina alternativa e para a produção de medicamentos fitoterápicos. Como ele estimula a produção celular na região do hipocampo (região do cérebro pertinente à memória) acaba produzindo efeitos positivos para prevenção do Alzheimer.
Listas de vantagens medicinais do camapu:
- Previne Alzheimer;
- Previne Parkinson;
- Melhora a memória;
- Melhora insônia;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Regula o colesterol;
- Funciona como diurético;
- Tem ação anti-inflamatória;
- Regula a produção de insulina; entre outros.
Como plantar camapu em casa?
Primeiramente, saiba que os frutos verdes da planta são altamente tóxicos. Procure boas informações antes de tentar consumir o vegetal sem saber do que se trata.
Para plantar o camapu não preciso de muitos cuidados ou de uma área enorme no jardim. Basta que o ambiente seja bem iluminado pelo sol e que o vaso contenha argila expandida ou manta de bidim.
Coloque as sementes no vaso e cubra com uma fina camada de terra adubada. Deixe o vaso em local com muita incidência de sol. Regue diariamente e espere que a planta se desenvolva.