É um erro descascar a maçã e descartar a casca, porque assim, você está desprezando boa parte dos benefícios disponíveis e que fazem muito bem à saúde. Na maçã encontramos boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e ácido fosfórico, que protege o sistema nervoso central, além de antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas e manter a limpeza do organismo.
Veja também: Suco detox de maçã com mamão promete eliminar os quilos extras
Vale destacar que a casca da maçã conta com a presença do ácido ursólico, um componente que é capaz de bloquear o crescimento de células cancerígenas, principalmente, da próstata.
Quais os riscos de consumir a casca da maçã?
A maçã é uma fruta bastante benéfica para saúde como um todo. Entretanto, seu consumo pode gerar desconfianças em relação à quantidade de pesticidas usados em sua pulverização. E essa pode ser a razão de muitas pessoas preferirem descascar a fruta antes de comê-la.
E a realidade é que a maçã pode conter um pouco de resíduos de agrotóxicos, em particular, uma quantidade relevante de difenilamina, que é um reagente químico utilizado para dar mais resistência a casca da maçã, evitando machucados e outros danos durante o transporte.
Por esta razão, muitos especialistas em saúde orientam o consumo de maçãs produzidas organicamente. Estas por sua vez, tem maior quantidade de boas bactérias e fungos em comparação às maçãs produzidas em grande escala.
Portanto, dar preferência às frutas orgânicas é uma opção mais inteligente para evitar a ingestão de substâncias que podem prejudicar nosso organismo.
Com o consumo de maçãs orgânicas, não há necessidade de retirar as cascas. Mas, se ainda assim você ficar desconfiado, pode lavar a maçã com bicarbonato de sódio. Esse é o jeito mais seguro de deixar a fruta limpa e segura para o consumo.