O PIS/Pasep foi um dinheiro muito esperado por diversos brasileiros, afinal, ele veio em um momento muito propício, com as contas aparecendo e precisando ser pagas urgentemente. Infelizmente nem todo mundo que precisava desse dinheiro conseguiu ter acesso a ele. Muitas pessoas ficaram de mãos abanando. Mas, felizmente, uma segunda chance de conseguir o dinheiro apareceu.
Veja também: Responda pesquisas do Nubank e acumule até R$ 600; Como participar?
O Governo resolveu revisar o caso de algumas pessoas, para saber se elas realmente não tinham o direito de receber a quantia em dinheiro.
Acontece que a Dataprev notou que alguns erros foram cometidos, a maioria deles principalmente pelas empresas na hora de registrar seus funcionários. Diante disso, para não ocorrer injustiças, foi solicitado a realização de uma revisão dos registros. E, com todos os resultados em mãos, o governo finalmente liberou a consulta para que essas pessoas saibam se agora, sim, elas têm direito a esse dinheiro.
Para quem não se lembra, o PIS/Pasep é um benefício que é pago para todos os brasileiros que estão trabalhando e têm carteira assinada há pelo menos 5 anos. O dinheiro que está sendo pago agora é referente ao ano de 2020, ou seja, só vai receber aqueles que estiveram registrados e trabalhando durante esse ano, e o valor vai depender do número de meses que a pessoa trabalhou de carteira assinada naquele ano.
Também é importante lembrar que a diferença entre o PIS e o Pasep é que o PIS é o dinheiro pago aos trabalhadores do setor privado e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago para os funcionários do setor público, através do Banco do Brasil.
E se você ainda não sabe se tem direito ao dinheiro disponibilizado após a revisão, para consultar é muito simples. Basta baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ir na opção “benefícios”. Outra forma de se consultar é através dos aplicativos dos bancos, com o app do Caixa Trabalhador para saber do PIS e do app do Banco do Brasil para saber sobre o Pasep.
Vale lembrar que o calendário para o saque do dinheiro já foi liberado, e as pessoas vão recebê-lo de acordo com o mês em que nasceram, no caso do PIS, e de acordo com o número do registro de, no caso do Pasep.
É muito importante que todo mundo que não teve direito anteriormente consulte se tem agora, para não acabar perdendo uma quantia que pode ajudar muito uma família, sobretudo de baixa renda. O valor máximo a ser recebido é de 1 salário mínimo, que atualmente equivale a R$ 1.212.