A nova carteira de identidade ou RG Único entrou em vigência no dia 1º de março, logo após o governo federal oficializar sua implementação no Diário Oficial da União (DOU).
Leia mais: CNH 2022: Conheça as novas regras para tirar ou renovar o documento
O prazo dado para os órgãos emissores se adequarem às novas regras é de um ano, ou seja, até março de 2023. A partir dessa data, somente o novo formato do documento será emitido no território nacional. Confira quais serão essas mudanças logo abaixo!
Novo RG
A Carteira Nacional de Identidade Unificada ou RG Único tem a missão de unificar os dados do cidadão em apenas um único documento. Neste novo formato, o número de identificação será o CPF que, por sua vez, servirá de referência para o novo RG.
Para facilitar a identificação do cidadão, um número QR Code será gerado junto com o documento. A autenticidade das informações contidas nele poderá ser consultada via acesso online ou offline – quando não houver acesso à internet.
Outro ponto positivo envolve a segurança dos dados pessoais do cidadão. Com a modernização do RG atual, o verdinho, os brasileiros ficarão mais protegidos contra crimes de fraude e eventuais golpes relacionados aos informes pessoais.
Principais mudanças do novo RG
Confira a seguir uma lista de alterações que estarão presentes no novo documento de identificação nacional:
- Utiliza o CPF como referência do indivíduo;
- Estabelece a unificação dos dados do cidadão em apenas um único documento;
- Oferece autenticação das informações por meio de QR Code;
- Garante a emissão unificada da identificação do cidadão. Até então, o indivíduo recebia um número de registro diferente dependendo do estado de requerimento;
- Nova carteira pode ser usada como documento de viagem em países do Mercosul. Isso só é possível graças ao código de identificação MRZ, o mesmo usado em passaportes;
- Emissão gratuita e por meio dos tradicionais órgãos emissores, como as secretarias de Segurança Pública.
O novo RG vai substituir a CNH?
A resposta é não! Apesar de unificar os principais dados e informações do cidadão, o RG Único não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nenhum outro – salvo a própria Carteira de Identidade nos moldes antigos.
Sendo assim, mesmo com a emissão do novo RG, a CNH ainda continuará valendo em todo o país. Para quem não quer andar com a habilitação no bolso, a dica é optar pela Carteira Digital de Trânsito, que guarda no celular não só a carteira de motorista, mas também o documento do veículo.