Teve Auxílio Brasil cancelado ou bloqueado? Saiba como voltar a receber

Veja o que você pode estar fazendo caso seu benefício do Auxílio Brasil seja cancelado ou bloqueado.



Com a importância do Auxílio Brasil na vida dos brasileiros, as pessoas não conseguem imaginar como fariam se ele não fosse pago devidamente. Afinal, muitas famílias já não souberam o que fazer quando o Auxílio Emergencial parou de ser pago, deixando na mão milhões de famílias que dependiam dele diretamente para coisas fundamentais, como alimentação.

Veja também: Novo microcrédito: Quem pode solicitar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil?

Quanto ao Auxílio Emergencial, não existe nada que possa ser feito, porém se você é beneficiário do Auxílio Brasil e por algum motivo parou de receber, existem coisas que você pode fazer para tentar voltar a recebê-lo.  A primeira coisa é descobrir o motivo pelo qual ele foi cortado. Você pode ter tido o auxílio cancelado ou bloqueado, e existem algumas coisas específicas que podem levar isso a acontecer.

A solução é passar pelo processo de reavaliação que normalmente é dividido em três etapas: a averiguação cadastral, a revisão cadastral e a revisão de elegibilidade. As 3 buscam encontrar alguma coisa que possa provar que você deve ou não continuar recebendo o seu auxílio.

Revisão e averiguação cadastral

A revisão cadastral tem como objetivo rever os dados do CadÚnico. Pode ser que alguns cadastros estejam faltando informações, ou estejam com informações que já não batem mais, com algo desatualizado. Se algo no cadastro do benefício estiver desatualizado por mais de dois anos, é necessário que se busque atualizá-lo para não perder o benefício.

Já a averiguação cadastral tem como objetivo a veracidade de todos os dados informados, para ter a certeza absoluta que todos eles batem com a real situação da família. Dados que não sejam verídicos também podem fazer com que a pessoa perca o benefício.

E por último a revisão de elegibilidade, que tem como objetivo confirmar se a pessoa já cadastrada no CadÚnico segue se encaixando nos requisitos exigidos para poder continuar recebendo o Auxílio Brasil.

Qualquer problema em alguns dos itens citados acima pode acarretar o cancelamento ou o bloqueio do benefício. É responsabilidade da pessoa que recebe o auxílio correr atrás da solução desses problemas.

Para isso, é necessário somente que o responsável pela família apresente o seu CPF, o Documento de Identidade de cada membro da família, além de um comprovante de residência, que pode ser uma conta de água ou de luz, e caso a família tenha estudantes, é necessário também um comprovante de matrícula dos mesmos.

Portanto, se a pessoa não conseguir sacar a sua parcela, ela deve imediatamente procurar o órgão responsável pelo CadÚnico na sua cidade, que geralmente é o CRAS, e entender exatamente o que aconteceu.

Vale lembrar ainda que o órgão vai ter pelo menos 30 dias para dar a resposta do que aconteceu, contando do dia no qual o cidadão fez a solicitação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário