Com a correria do dia a dia, é muito fácil esquecer de reivindicar coisas que são direito nosso, e que, apesar de básicas, podem fazer uma grande diferença em nossa vida. Um bom exemplo disso é o abono salarial PIS/Pasep. Ele é um dinheiro que é extremamente bem-vindo na vida do brasileiro, afinal, ele provém do próprio trabalho feito por ele, já que as únicas pessoas que podem receber o benefício são aquelas que trabalharam com carteira assinada durante o período determinado pelo governo.
Veja também: Atenção: Governadores prorrogam medida que congela o ICMS da gasolina
Mesmo assim existem pessoas que acabam ficando desinformadas e não fazem ideia que têm direito a esse dinheiro. Existem também aquelas que sabem, mas esquecem de solicitá-lo e acabam ficando sem receber o benefício.
Atualmente o governo está pagando o PIS/Pasep referente ao ano de 2020, mas existem pessoas que não tiveram a chance nem de sacar o valor referente ao ano de 2019. Então se você é uma dessas pessoas que esqueceram, você deve resolver essa questão o quanto antes.
O governo acredita que mais de 3 mil trabalhadores não sacaram o seu tão merecido dinheiro, e pensando nisso eles vão dar mais uma chance para que essas pessoas possam finalmente sacar o dinheiro.
Felizmente dessa vez os atrasados não precisam esperar algum tipo de calendário como geralmente acontece. Isso porque o dinheiro do PIS/Pasep se não sacado volta para a conta do trabalhador. Dessa forma tudo o que ele precisa fazer é solicitar que o dinheiro fique disponível para ser sacado.
Para fazer isso, a pessoa vai ter que ir presencialmente até uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência, e por lá ela vai ter a oportunidade de apresentar um documento de identidade e pedir um recurso administrativo.
Mas quem preferir não sair de casa, pode ainda solicitar o dinheiro atrasado através do telefone 158, no qual você vai falar diretamente com a central Alô Trabalhador. Você vai precisar estar com seus documentos por perto para poder informar ao atendente.
Existe ainda a possibilidade de solicitar o dinheiro através da internet, mais especificamente pela Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo oficial do governo, que pode ser usado tanto por usuários Android quanto por iOS.
Vale lembrar ainda que as solicitações devem ser feitas a partir do último dia deste mês, dia 31 de março. Enquanto o PIS será pago pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores do setor privado, o Pasep será disponibilizado pelo Banco do Brasil para funcionários públicos.
Lembrando ainda que podem realizar pedido atrasado do PIS/Pasep aqueles que têm:
- Inscrição válida na RAIS ou e-Social;
- Cadastro válido no PIS ou no Pasep já há cinco anos; pelo menos
- Tempo de trabalho no ano-base de 2019 por pelo menos por 30 dias;
- Recebido no máximo dois salários mínimos, em média, no ano-base correspondente.