O 13º salário para beneficiários do Auxílio Brasil pode se tornar uma realidade em breve. O Senado Federal está analisando um projeto que institui o abono anual para esse público, com pagamentos divididos em duas parcelas.
Leia mais: Valores do consignado para Auxílio Brasil começam a ser avaliados por Bolsonaro
“É um projeto que tem que ser abraçado por todos. O próprio presidente da República teve como uma de suas promessas de campanha fazer um pagamento extra, a título de 13º, para os beneficiários do Bolsa Família”, disse o senador Alexandre Silveira, autor da proposta.
Se for aprovado, cada família deve receber duas parcelas extras no valor de R$ 200, sendo uma em junho e outra em dezembro. Com isso, os repasses relativos a esses meses ficarão na casa dos R$ 600.
O benefício chegou a entrar no projeto de criação do programa, mas foi retirado antes da versão final. “Agora, quando temos um novo benefício, o Auxílio Brasil, precisamos renovar este anseio”, acrescentou o senador.
O projeto ainda não tem data para ser votado no Senado. Apesar da falta de calendário, a expectativa é que haja alguma movimentação nos próximos.
Consulta ao Auxílio Brasil
O programa de transferência de renda atualmente atende cerca de 17,5 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Mais de 3 milhões foram incluídas nas folhas de pagamento dos meses de janeiro e fevereiro.
Para consultar o benefício, o jeito mais fácil é acessando o aplicativo Auxílio Brasil. É só fazer login usando o número de CPF e a senha para verificar informações como datas de pagamento e valores.
A consulta também está disponível nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, nas agências lotéricas e bancárias, nos Correspondentes Caixa Aqui e pelo telefone 111.