A última rodada da primeira fase do Sistemas de Valores a Receber (SVR) do Banco Central termina amanhã, 26. Desde segunda-feira, pessoas nascidas e empresas criadas após 1983 podem consultar e agendar o regate do dinheiro “esquecido” em bancos.
Leia mais: Descubra se você tem direito ao adicional de R$ 2.900 pela Caixa
O sistema foi criado para que pessoas físicas e jurídicas possam recuperar recursos deixados em instituições financeiras. Nesta etapa, estão disponíveis valores de contas encerradas com saldo, cobranças indevidas de tarifas, dentre outras fontes.
Quem por algum motivo não acessou o portal na data correta para resgatar o dinheiro poderá fazer isso no sábado, dia da repescagem. Basta acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br no período das das 4h à 00h.
E quem não conseguir solicitar no sábado?
Os brasileiros que não participarem da repescagem não precisam se preocupar. A partir do dia 28 de março, será possível agendar o saque sem nenhum problema.
O Banco Central informou que o sistema será permanente, e que os recursos ficarão “guardados” até que seus donos decidam retirá-los. Por isso, quem não tiver tempo amanhã poderá fazer a solicitação em outra ocasião.
Como usar o sistema?
O primeiro passo é acessar o site para descobrir se há valores disponíveis em seu nome. Em seguida, é preciso voltar ao portal no dia e hora marcados. Veja o passo a passo detalhado:
- Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Informe CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa;
- O sistema vai informar uma data e horário caso você tenha algum valor disponível.
- Na data e hora marcadas, volte ao portal e faça login com sua conta Gov.br (nível prata ou ouro);
- Informe uma conta para transferência e confirme.
Somente pessoas que possuem cadastro nível de segurança prata e ouro no Gov.br podem solicitar o dinheiro pelo sistema do BC. Quem ainda é bronze deve adicionar mais informações para subir de patamar.
Terminado esse processo, o banco tem até 12 dias para enviar o dinheiro via Pix. No caso das instituições que não oferecem essa opção, o usuário precisa entrar em contato via e-mail ou telefone para combinar a devolução.