Toda pessoa que sofre de diabetes sabe que existem certas limitações que devem ser respeitadas para que se mantenha uma qualidade de vida. Porém, existem pessoas que tratam esses cuidados com certo descaso colocando seu bem estar em risco.
Veja também: 4 frutas com baixo índice glicêmico: poucas calorias e pouco açúcar para sua dieta
A diabetes é caracterizada pelo aumento de níveis de açúcar no sangue, e estão divididas em 4 tipos: tipo 1, tipo 2, gestacional e pré-diabetes. Sua principal causa é a má alimentação, devido ao consumo excessivo de açúcar, comida industrializada, além do sedentarismo. Seu tratamento inclui mudanças de estilo de vida, como dieta e exercícios.
De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes, o número de pessoas que sofrem da doença aumentou para 74 milhões em 2021. As estimativas mostram que no Brasil 16,8 milhões de pessoas sofrem com a doença atualmente.
Conheça os 2 maiores erros que os diabéticos cometem
- Aplicar a insulina rápida no momento errado
A insulina rápida é para ser usada entre 10 e 15 minutos antes das refeições, pois sua ação é quase que imediata.
Porém o que acontece muito é que, boa parte dos entrevistados afirmam que recebem instruções dos próprios médicos sobre fazer a aplicação com mais de 15 minutos de antecedência, o que faz com que a insulina comece a fazer efeito antes da ingestão da refeição, e a combinação de insulina com estômago vazio resulta em hipoglicemia.
Além disso, muitos pacientes também ignoram a recomendação médica e no final essa confusão resulta no fato de que 29% dos pacientes realmente tomam a insulina no momento certo, enquanto que 28% só fazem a aplicação da insulina na hora de comer e 27% esperam esperam acabar a refeição para fazer a aplicação.
- Escolher a fonte de glicose errada
Existem momentos em que a glicose baixa drasticamente e é necessário que se busque uma fonte de glicose, depressa.
O jeito mais indicado é morder um sachê de açúcar líquido, que o diabético deveria carregar sempre consigo, ou no máximo ingerir um refrigerante tradicional.
Porém, cerca de 14% dos diabéticos fazem isso. Entre as opções preferidas dos diabéticos estão:
- Chocolate: que não é indicado pela quantidade de gordura que pode retardar a ação do açúcar;
- Bala: demora a derreter e fazer efeito;
- Suco de Fruta: possui fibras que também atrasam a absorção do açúcar.