Embora muitos estudos indiquem que fertilização com água de arroz gera benefícios ao desenvolvimento das plantas, contudo devido a quantidade de seus nutrientes, o seu uso pode ser perigoso por comprometer o desenvolvimento do plantio.
Veja também: Dicas para saber qual a época perfeita para plantar tomate no seu jardim
Diversos estudos evidenciam os benefícios que a água de arroz pode trazer para o crescimento das plantas, no entanto, na maioria das vezes é um benefício limitado.
Dados publicados no FAO (Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura) destacam que quando o arroz é lavado ocorre uma perda na quantidade de elementos como proteínas e minerais, podendo variar dependendo do tipo de arroz.
Essa perda solúvel em água pode ser perigosa às plantas, uma vez que, pode sobrecarregar de nutrientes que ao invés de ajudar no desenvolvimento do plantio, pode gerar problemas.
Fertilização com água de arroz: 5 perigos que gera à saúde das plantas
1 – Pode prejudicar a absorção de cálcio
Quando o arroz é lavado acontece uma perda de potássio, esse mineral quando colocado em excesso na fertilização das plantas reduz a absorção de cálcio e magnésio.
2 – Suscetível ao ataque de pragas e doenças
Os nutrientes relacionados ao hidrogênio podem aumentar os riscos de invasão de pragas e doenças. Quando se lava o arroz, não é possível saber o quanto de nitrogênio está contido na água.
3 – Prejuízos no crescimento do plantio
Outro problema grave provocado pelo excesso de nitrogênio é um atraso no crescimento de ramos, folhas, consequentemente, são gerados menos frutos, menos flores e tubérculos.
4 – Fitotoxidez nas plantas
A Fitotoxidez ocorre quando há um excesso de nutrientes nas plantas, causando um efeito tóxico que afeta no desenvolvimento.
5 – Acidificação do solo
O excesso de aditivos ou fertilizantes pode sobrecarregar o solo de nutrientes, resultando em acidificação do solo, que por fim, limita a absorção de alguns nutrientes necessários às plantas.