Alimentos e remédios que não combinam e que devem ser evitados

Confira quais são os alimentos e remédios que não combinam durante um tratamento médico. Evite consumir essas comidas em alguns casos bem específicos.



Alguns momentos da vida exigem tratamento médico para a cura e controle de determinadas doenças. Para isso, é preciso fazer uso de vários medicamentos. O que nenhum paciente deseja é que o remédio não surta o efeito desejado. Portanto, vale a pena conferir algumas interações entre alimentos e remédios que podem anular o efeito de uma receita médica.

Veja também: Conheça quais os alimentos que reduzem a absorção do cálcio

Interação entre alimentos e remédios: o que deve ser evitado

Digoxina: a interação de alimentos e remédios no caso da digoxina acende alguns alertas. Essa substância é utilizada para tratamento de insuficiência cardíaca e problemas do coração. Alimentos com muitas fibras, embora sejam saudáveis, podem diminuir o efeito da digoxina. Alguns exemplos são: arroz integral, farelo de trigo, aveia, cenoura e brócolis.

Antialérgicos: frutas como a laranja têm poder de anular o efeito de alguns antialérgicos. Além disso, aumenta o risco de desenvolver gastrite, úlcera, náusea e alterações no ritmo do coração (arritmia.

Antidepressivos: os antidepressivos não costumam reagir bem em conjunto com tiramina. Essa substância é encontrada em alimentos como carne bovina, carne de frango, frutas e produtos fermentados ou envelhecidos. A ingestão dos antidepressivos com a tiramina pode gerar quadros de hipertensão arterial, cansaço, vista embaçada, tontura, agitação e dores de cabeça.

Anticoagulantes: os anticoagulantes não se adaptam bem à presença de vitamina K. Por isso, evite consumir brócolis, espinafre e couve. Todos eles são alimentos que caminham no sentido oposto ao dos anticoagulantes.

Antibióticos: por fim, os antibióticos apresentam uma restrição grande para o consumo de bebida alcoólica. Se estiver fazendo um tratamento com esse tipo de remédio, evite consumir álcool.

Alimentos que podem ajudar em alguns casos

A vitamina K não combina com anticoagulantes, mas é um nutriente que potencializa outros tipos de alimentos. Além disso, comidas que tenham probióticos também são indicadas. Então, coma mais:

  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Salsinha;
  • Mostarda;
  • Banana;
  • Chicória;
  • Cereais;
  • Pãoes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário