O café é sem dúvida uma das bebidas mais consumidas não só pelos brasileiros, mas pela população mundial. Acordar e tomar uma xícara logo pela manhã já virou rotina para muita gente, assim como aquele cappuccino cremoso no final da tarde.
Leia mais: Conheça os benefícios do brócolis: um alimento que estimula o cérebro
E no Dia Internacional do Café, comemorado no dia 14 de abril, nada melhor que conhecer um pouco mais sobre essa bebida tão consumida. Então, pegue sua xícara e veja a seguir 10 curiosidades sobre o café que você talvez não saiba.
10 curiosidades do café que você PRECISA conhecer
Confira a seguir alguns fatos sobre o café que podem te surpreender:
1. O café não é café, mas sim uma cereja. Isso mesmo, os grãos que são torrados e triturados são na verdade as sementes de um fruto, chamado de grão cereja ou só cereja.
2. Ao invés de beber, algumas pessoas comem o café. Certas empresas utilizam a cereja do café que é descartada, para fazer farinha, usada em pães, chocolates, molhos, muffins e diversos outros preparos.
3. O café faz bem à saúde. O motivo está na grande presença de antioxidantes que evitam que as células do nosso corpo sejam oxidadas por toxinas. Um estudo da revista acadêmica Annals of Internal Medicine mostra que tomar 3 xícaras da bebida por dia diminui o risco de morte, inclusive por complicações cardíacas.
4. Existem dois tipos de grãos de café: o Arábica e o Robusta. Enquanto o primeiro é mais caro, refinado, suave, aromático e representa cerca de 70% da produção mundial, o segundo é mais amargo e conta com mais cafeína. Ele também é usado principalmente em cafés instantâneos e blends.
5. A definição original do café representava vinho. Isso porque, no século 15, quando era cultivado no Iêmen, o nome utilizado era qahwah, que deriva da palavra iemenita para vinho.
6. Os maiores consumidores de café estão na Escandinávia. Por lá, cada pessoa bebe em média 12 kg de café por ano. Já os demais países que adoram a bebida são a Noruega (2º lugar), Islândia (3º lugar), Dinamarca (4º lugar) e a Suécia (5º lugar).
7. Em uma disputa entre o café e o chá, o café acaba sendo a bebida mais popular do mundo. É o que diz a Associação Britânica de Café.
8. O café foi descoberto por cabras na Etiópia, no século 9, segundo lendas. Tudo começou quando um pastor chamado kaldi encontrou seu rebanho se alimentado de frutos de uma árvore estranha. Em seguida ele reparou como os animais ficaram acordados a noite toda, com bastante energia. A partir daí, ao contar a história a um grupo de monges, eles perceberam que poderiam utilizar os frutos para preparar um bebida que os mantivesse acordados a noite durante as orações.
9. Um dos cafés mais caros do mundo são feitos a partir de fezes. São grãos que passam pelo intestino de animais. Um exemplo é o café Kopi luwak, preparado a partir dos excrementos da civeta de palmeira asiática, pequeno mamífero carnívoro que vive na Indonésia.
10. Mesmo com tantos benefícios, é preciso tomar cuidado com o consumo do café. Por ser um estimulante, a cafeína pode representar riscos quando consumida em grandes quantidades. Grávidas, por exemplo, devem reduzir a ingestão de cafeína durante a gestação.