O nome sujo é um termo popular para indicar que o cidadão está com restrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso acontece quando a pessoa deixa de pagar alguma conta ou até mesmo um empréstimo. Mas é possível mudar o status do CPF e deixar o nome limpo.
Leia mais: Prazo para enviar Declaração Anual do MEI está acabando; veja como fazer
O primeiro ponto é conferir como está o seu CPF. Muitos cidadãos sequer sabem que estão com o nome sujo e muitos podem até mesmo terem sido vítimas de algum golpe com o uso irregular do documento.
Status do CPF
Então, se você já confirmou que está com o nome sujo, a melhor saída é regularizar a situação o quanto antes. As restrições no CPF indicam vários bloqueios, como a liberação de um cartão de crédito, carnês ou até mesmo os empréstimos em bancos.
Isso porque todas as instituições consultam o CPF dos cidadãos para confirmar se são ou não bons pagadores. É com base nessa informação que os créditos são liberados ou negados.
O pior: quando o crédito é liberado, a tendência é de ter juros maiores pelo risco de atraso ou falta de pagamento. Por isso, a melhor opção é buscar a negociação dos valores em aberto com a empresa. Por meio do site do Serasa, por exemplo, o cidadão tem condições de conferir onde contraiu a dívida.
Na tentativa de negociação, a pessoa que está com o nome sujo pode apresentar as formas que consegue pagar a dívida. E se for aceito pela empresa, essa se torna a melhor maneira para resolver a pendência e ter o CPF liberado.