Apesar dos mais de 50 milhões de clientes cadastrados na sua base de dados, o Nubank – que pode ser chamado de banco digital, fintech, instituição de pagamento ou neobank – utiliza o Itaú Unibanco para pagar seus funcionários.
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Na prática, isso acontece porque o Nubank não dispõe de conta salário para a folha de pagamento dos seus colaboradores. Além disso, mesmo que tenha o “bank” no nome, a instituição não se enquadra, de fato, na categoria dos grandes bancos. O motivo é evitar demais taxas e burocracias.
Funcionários contratados com carteira assinada pelo Nubank relataram, em entrevista ao portal Tecnoblog, que recebem suas remunerações pelo banco Itaú. Entretanto, eles têm total liberdade para solicitar a portabilidade de salário para uma NuConta.
A prática está disponível desde 2018, quando o Banco Central (BC) estabeleceu mudanças que facilitaram a portabilidade de contas salário para serviços de bancos digitais.
O que diz o Nubank
Sobre o porquê de usar o Itaú para pagamento de funcionários, o Nubank não explicou em detalhes essa decisão. A fintech apenas confirmou que hoje não dispõe de uma conta salário e que o serviço é terceirizado para o Itaú.
Em um comunicado, o banco digital, de forma limitada, tentou esclarecer o questionamento:
“Com a portabilidade salarial, os funcionários do Nubank podem usufruir de todos os benefícios de nossos serviços. Nosso foco é desenvolver produtos que sejam direcionados para os clientes.”
Ao que parece, a estratégia da instituição tem a ver com as regulamentações do Banco Central (BC), pois ele ainda não é efetivamente um “banco”. Como dito acima, a empresa atua, sobretudo, como uma instituição de pagamento. Por fim, isso impede que a NuConta opere como uma conta salário, conta corrente ou poupança.