O paracetamol é um remédio analgésico e antipirético. Ele é muito usado para ajudar a tratar dores de cabeça, baixar a febre e controlar outras condições de saúde mais simples, incluindo gripe e resfriado. Mais de 90% da população mundial faz uso de paracetamol, que não só é muito popular no Brasil, mas também em todo o mundo.
Veja também: 5 sinais de baixa serotonina no organismo que acendem alerta
No entanto, como qualquer medicamento, existem certas recomendações que pacientes e indivíduos devem se atentar. Isso porque existem algumas pessoas que não devem fazer uso do paracetamol em algumas condições. Você já parou para se perguntar se é uma dessas pessoas? Descubra agora mesmo!
Quem não deve tomar paracetamol?
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) determinou quais são aqueles indivíduos que não devem fazer o uso de paracetamol.
Veja a seguir quais são eles:
- Pessoas com hipersensibilidade;
- Aqueles com dano hepático, que estão recebendo drogas hepatotóxicas ou que têm insuficiência renal devem tomar este medicamento com cautela, pois é metabolizado no fígado;
- Mulheres grávidas também não devem fazer o uso de paracetamol por um bom tempo, inclusive após a gravidez durante o período de amamentação;
- Indivíduos que consomem excessivamente álcool podem aumentar o risco de danos no fígado ou sangramento do trato digestivo quando usados com paracetamol; portanto, essas complicações devem ser consideradas antes da prescrição do medicamento.
Qual a dose máxima de paracetamol permitida?
O comprimido de paracetamol pode ser usado por crianças de 12 anos ou mais e adultos em um máximo de 4.000mg por dia, dependendo da dose:
- 500mg: 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia;
- 750mg: 1 comprimido de 3 a 5 vezes ao dia.
No que diz respeito ao tempo que a pessoa deve ingerir o medicamento, depende muito da duração do tratamento que está fazendo ou do tempo que os sintomas levarão para desaparecer.
Como o paracetamol está disponível no mercado?
Os medicamentos que costumam ser prescritos cujo ingrediente ativo é o paracetamol são chamados Tylenol, Vick Pyrena, Dorfen, entre outros.
Também pode estar presente em medicamentos que combinam a substância com relaxantes musculares, anti-inflamatórios, antigripais e antitérmicos (medicamentos que combatem a febre). As versões de marca ou as versões genéricas são encontrados nos seguintes formatos:
- Comprimidos mastigáveis (500mg ou 750mg);
- Comprimidos efervescentes (500mg);
- Suspensão oral (100mg/ml ou 32mg/ml);
- Gotas (200mg);
- Pó para suspensão (32mg);
- Supositório (75mg).