Um novo tipo de café está ganhando fama entre os apreciadores da bebida preta no mundo. O café de cogumelos chegou com tudo e está surpreendendo diversos consumidores. Vários tipos de fungos são utilizados em forma desidratada e em pó.
Veja também: 3 práticas regulares que podem estar te causando dor de estômago
Algumas marcas dos Estados Unidos da América (EUA) e da Finlândia já começaram a comercializar o produto. Por enquanto, ainda não é possível encontrá-lo no Brasil, para experimentar será necessário importar o café de cogumelos.
Café de cogumelos: afinal de contas, o que é?
Vários tipos de cogumelos são lavados, desidratados e transformados em pó. O produto é inovador e é utilizado diante da premissa de alguns benefícios.
O café de cogumelos possui um sabor bem agradável e conta com propriedades antioxidantes, tão importantes para a saúde. Ele melhora a disposição da pessoa e ainda aumenta os níveis de concentração. Tudo isso sem oferecer a ansiedade e os pontos negativos que a cafeína é capaz de proporcionar.
Mais do que isso, os fungos utilizados como base para o café de cogumelos têm baixa caloria. Em média, o valor calórico fica entre 20 e 30 kcal para cada 100 gramas do produto. Ele ainda oferece alta concentração de proteínas, principalmente o café de cogumelos branco. Fibras e aminoácidos essenciais também estão presentes no pó que está virando sensação.
Café de cogumelos: quais podem ser usados
Primeiramente, saiba que não se deve tentar reproduzir um café de cogumelos em casa. Existem tipos de fungos que são venenosos e podem trazer danos à saúde. No entanto, várias espécies são utilizadas na culinária desde sempre e podem ser uma ótima fonte de nutrientes.
Alguns dos cogumelos mais utilizados são:
- Funghi Secchi;
- Portobello;
- Shimeji;
- Champignon;
- Shiitake.
Além destes, vários outros também podem ser transformados e incluídos no café de cogumelos. Agora resta esperar o produto chegar oficialmente em terras nacionais para que seu consumo seja amplo no Brasil.