Um tópico que está bastante em alta nos dias atuais diz respeito aos documentos fraudados no país. Na maioria das vezes isso tem ocorrido por causa da falta de segurança que é constatada nos documentos aos quais fazemos uso atualmente, como é o caso do RG.
Veja também: Saiba até quando você pode solicitar o novo RG
Foi justamente pensando em resolver essa situação que um novo modelo de documentação foi criado e começou a ser divulgado recentemente. Ele promete acabar com a fraude relacionada aos documentos, além de permitir que você não fique andando por aí com todos os cartões na carteira, pois ele já engloba tudo que é necessário.
Confira a seguir os principais tópicos relacionados a esse assunto.
O novo modelo de RG
Antes de qualquer coisa, é interessante mencionarmos que a emissão do novo documento não substitui a obrigatoriedade da emissão de outros documentos. No entanto o objetivo do novo modelo de RG é, de fato, reunir em um único documento todos os outros que permitem a identificação dos indivíduos.
Além de reunir todos os dados necessários para a identificação efetiva das pessoas, o novo modelo de RG pode ser emitido online, fazendo com que os cidadãos não precisem sair por aí com uma papelada em mãos, pois isso só aumentaria as chances de perdê-los.
Outra inovação associada ao novo modelo de RG diz respeito ao QR Code. A partir de agora apenas os órgãos federais terão um programa que seja capaz de visualizar e autenticar as informações. É muito prático.
Principais mudanças associadas ao novo documento
Agora que você já sabe mais detalhes sobre o novo modelo de RG, é válido destacarmos quais são as principais alterações que foram associadas ao novo documento. Confira a seguir a lista de mudanças que separamos:
- Inclusão do título de eleitor;
- Inclusão da numeração da carteiro de trabalho;
- Inclusão do certificado militar;
- Inclusão do número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Inclusão da carteira nacional de saúde;
- Inclusão do NIS/PIS/Pasep.
Além disso, você terá a possibilidade também de informar se é portadora ou não de algum tipo de necessidade especial, bem qual é o seu tipo sanguíneo. Isso, é claro, para casos de emergência.
Quem tem direito ao novo documento
Em relação às pessoas que têm direito ao novo documento, podemos adiantar que ele será liberado somente para indivíduos do estado de São Paulo. Para que a emissão possa ser realizada, o processo é bastante simples. Basta seguir o passo a passo que ilustramos no próximo tópico.
Como emitir?
Para que o novo modelo de documento possa ser emitido, é necessário ter realizado um cadastro biométrico na justiça eleitoral ou em algum outro instituto de identificação.
Nessa situação, o documento poderá ser solicitado por pessoas que estão com as impressões digitais na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).
Em relação ao procedimento, vale destacar que ele pode ser feito no Poupatempo ou por meio do aplicativo. Você precisará instalar a plataforma em seu celular e realizar o pré-cadastro para isso, informando os seguintes dados:
- Nome;
- CPF;
- Filiação;
- Endereço;
- Data de nascimento;
- Número de e-mail;
- Número de telefone;
- Senha.
Na sequência, após preencher todos os dados, você deve encerrar a solicitação em um ponto de atendimento, seja ele físico ou virtual. Os documentos serão distribuídos pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado.
Qual é o tempo para que o novo modelo de documento seja solicitado?
Com relação ao tempo disponível para que o documento seja solicitado, vale destacar que ele já está sendo emitido desde março. O limite para que sejam solicitados foi estendido até março do ano de 2023.