Prestar atenção ao nível de glicose no sangue precisa ser um hábito constante, principalmente se a dieta não for equilibrada. Se os níveis de glicose se manterem altos por longos períodos, há grandes chances de desenvolver a diabetes.
Veja também: 5 doces que quem tem diabetes pode comer e não sabe
A hiperglicemia é uma condição que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo, é desencadeada, principalmente por causa da ingestão descontrolada de carboidratos e doces.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue. Normalmente, o excesso de açúcar faz com que a glicose ultrapasse os níveis de 100 mg/L. Entre os seus principais sintomas estão:
- Sede persistente
- Aumento do volume de urina
- Muita fome
- Perda de peso
- Cansaço
- Dor de cabeça
- Sonolência
- Enjoo
Para impedir o aumento da glicose é preciso focar em grupos alimentares com baixo carboidratos e cortar o açúcar. Conheça alguns dos alimentos que ajudam a evitar a hiperglicemia.
Alimentos que evitam o excesso de açúcar no sangue
Aveia: evita os picos de glicemia no sangue, ajuda a diminuir o apetite por conter boas quantidades de fibras solúveis.
Vegetais folhosos: ajudam na diminuição do açúcar no sangue, controlando a glicose sanguínea.
Queijos: são fontes de cálcio que ajudam no controle de glicemia, mas o benefício é somente para queijos do tipo branco.
Abacaxi: por conter bons antioxidantes, fibras e propriedades digestivas que ajudam a absorção de proteínas pelo organismo. Além disso, a fruta é um excelente diurético e possui propriedades anti-inflamatórias.
Feijão: também possui boas quantidades de fibras, vitaminas como a Vitamina B1, excelente para memória. O feijão ajuda a evitar a hiperglicemia, melhora a digestão, produz mais saciedade e ajuda a saúde cardiovascular.
Peixe: reduz riscos de diabetes gestacional, possui boas proteínas, vitaminas e ácidos graxos como ômega 3, além de vitamina D.
Outros comportamentos que evitam a elevação da glicose
Aliar as escolhas alimentares com a prática de exercícios físicos, controle de peso e dormir boas horas de sono, também ajudam manter os níveis de glicose normais. E não esqueça de consultar um nutricionista para a orientação correta dos alimentos consumidos.