O Nubank anunciou o lançamento das chamadas “caixinhas“, que permitem o usuário guardar dinheiro por metas e objetivos fora da conta digital tradicional. O serviço, no entanto, é simular ao que é oferecido pelo banco digital alemão N26, neste caso, as “caixinhas” têm o nome de “spaces“.
Leia mais: Nova promoção do Nubank paga R$ 300 mil a ganhador; veja como participar
Com a repercussão, o N26 decidiu contra-golpear o Nubank e anunciar que o dinheiro depositado na conta dos clientes vai render 100% do CDI logo no 1º dia. A decisão chama a atenção porque, além do lançamento das caixinhas, a conta do Nubank passou por mudanças.
O serviço mantém o rendimento de 100% do CDI, no entanto, de forma retroativa para novos depósitos. Na prática, isso significa que o lucro dos 30 dias só serão depositados a partir do 31º dia da aplicação. Fato esse que desagradou muita gente que encontrava na liquidez diária da NuConta uma boa opção de rentabilidade.
Nubank se justifica
Como justificativa para a criação das “caixinhas” e mudança da conta, o Nubank destacou que a nova forma de organização vai permitir que o cliente aproveite outros tipos de rendimentos.
Entre eles estão os Recibos de Depósitos Bancários (RDB), com possibilidade de liquidez imediata para a reserva de emergência, ou diária, além de rendimento de 100% do CDI.
Outra novidade é o Nu Reserva Imediata, que funciona como “um fundo com estratégia focada em renda fixa com liquidez diária e potencial de superar o CDI ao longo do tempo”.
Contra-golpe N26
Depois de ter o serviço “spaces” comparado com as “caixinhas” do Nubank, o N26 decidiu libera o rendimento automático e sem cobrança do seu serviço. Para isso, basta o usuário depositar o dinheiro no banco para ele começar a render 100% do CDI todos os dias.
A partir daí, o investidor recebe diariamente o retorno do seu investimento, conforme a taxa DI e o valor que possui armazenado. “Por exemplo, com uma taxa DI de 13,15%, se você colocar R$ 500 no seu “space”, o rendimento líquido seria de R$ 0,19 por dia ou R$ 4,18 por mês”, declarou em nota Eduardo Prota, CEO do Banco no Brasil.
Até o momento, já foram criados 6,5 mil “spaces” por parte dos primeiros usuários e testadores das contas N26 no Brasil. Dentre os objetivos mais populares para o armazenamento de dinheiro, estão: diversão, moradia, viagem, poupança e outros motivos.