BC deve integrar Pix, Real Digital e Open Finance numa só plataforma em 2024

Proposta do Banco Central é de integrar os serviços financeiros para trazer mais agilidade e melhorar a experiência das pessoas. Saiba o que muda na prática.



O Banco Central (BC) deve integrar em uma só plataforma os serviços financeiros PIX, Open Banking e Open Finance. A previsão é que isso aconteça até 2024, pois a medida entra como parte da modernização dos sistemas financeiros. A integração deve beneficiar os usuários com mais agilidade e segurança.

Leia mais: Pix faz sucesso e Banco Central pensa em acabar com o cartão de crédito

Com a união dos serviços, a entidade poderá direcionar melhor as ofertas aos clientes, além de aprimorar os pagamentos instantâneos, inclusive para outros países.

BC deve integrar serviços financeiros

Ao integrar todos os serviços financeiros, o banco poderá otimizar a experiência dos usuários. Na prática, a união deve poupar mais tempo, sem deixar de lado o aumento na segurança e na qualidade dos serviços prestados.

Quer um exemplo? As pessoas poderão encontrar tudo em apenas uma plataforma, sem precisar abrir todos os aplicativos – um por um – onde têm conta. Um único aplicativo deve integrar todas as contas de todos os bancos.

Além do que já foi mencionado, haverá espaços específicos para as ofertas de crédito personalizadas com cada cliente, assim como um ambiente de investimentos e todos os demais serviços financeiros conhecidos.

Tudo estará interligado, a exemplo da abertura do usuário para o compartilhamento de dados bancários entre as instituições financeiras, ou seja, o Open Banking. Dessa forma, cada pessoa recebe as ofertas mais adequadas para a demanda e o seu perfil.

Já pelo Open Finance, as corretoras e seguradoras também passam a ter acesso às informações dos usuários que autorizarem, podendo então oferecer os melhores produtos de acordo com a realidade de cada um deles.

O PIX também faz parte desse grande sistema integrado. O sistema de pagamento instantâneo foi responsável por cerca de 14 bilhões de transações até agosto. Sendo assim, a proposta do BC é permitir a integração de todos esses serviços, de forma a melhorar ainda mais a experiência dos usuários.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário