Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão uma supresa no extrato de pagamento dos próximos meses. Há alguns dias, o presidente Jair Bolsonaro assinou um documento que autoriza o aumento da margem consignável para o público.
Leia mais: ERRO do INSS faz segurados ganharem dinheiro EXTRA; veja quem recebe
Dessa forma, o percentual que os segurados podem comprometer com empréstimos e cartão de crédito nesse modalidade passa a 45%. O acréscimo poderá ser consultado assim que o sistema da autarquia for atualizado.
Até então, o limite era de 40%, sendo 35% para contratação de empréstimos e outros 5% para despesas com o cartão de crédito nessa modalidade. Os 5% adicionais serão destinados a saques com chamado cartão consignado de benefício.
A taxa de juros para a nova opção será a mesma do cartão de crédito: até 3,06% ao mês. O limite atual autorizado pelo órgão é de nove contratos de empréstimo e de um contrato de cartão de crédito.
Extrato do INSS
O segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS para conferir o extrato com todas as informações sobre seu benefício, incluindo sobre os empréstimos consignados ativos. A atualização do sistema, segundo a autarquia, deve ser concluída em setembro.
Veja o passo a passo para consultar o extrato:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS (Android e iOS);
- Entre no menu “Extrato de Empréstimo”;
- Confira se o benefício está bloqueado para empréstimo e a quantidade de contratos ativos, suspensos, excluídos ou encerrados;
- Verifique o empréstimo feito por meio de cartão (se houver);
- Caso o empréstimo não esteja bloqueado, a margem consignável será exibida na tela inicial do extrato;
- Aperte a opção “Empréstimo Ativo” e consulte a data da solicitação, número do contrato, valor total do empréstimo, número de parcelas, valor da parcela e previsão de quitação.
Se quiser ter acesso a informações como a tabela com todos valores consignáveis, baixe o documento em formato PDF.