As atribuições dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) são definidas pelo Art.30 do Código Eleitoral. Dentre elas, constam a elaboração de regimento interno, constituição de juntas eleitorais com suas respectivas sedes de jurisdição, organização das datas de eleições para governador (e vice), deputados estaduais, prefeitos (e vice), vereadores e juízes de paz, dentre outras.
Por lei, seu quadro funcional deve ser formado por meio de concurso público. Tais processos estão entre os mais concorridos do país, em razão de suas boas remunerações acompanhadas de benefícios e gratificações.
Um dos editais mais aguardados para este ano é o Concurso TRE-RR 2017. Confira, abaixo, as últimas atualizações referentes ao órgão.
Sobre o TRE-RR
Órgão responsável direto pela administração do processo eleitoral neste Estado, o TRE/RR tem suas principais competências fixadas pela Constituição Federal, pelo Código Eleitoral (Lei n.º 4.737, de 15.7.65) e pelo seu Regimento Interno, exercendo papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira, em ação conjunta com o TSE e demais s tribunais regionais eleitorais (TREs).
Atualmente, é constituído por oito zonas eleitorais, cujas respectivas sedes encontram-se nas cidades de Boa Vista, Caracaraí, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Normandia, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe, Boa Vista, Mucajaí, Iracema, Pacaraima, Amajarí, Uiramutã e Rorainópolis.
Cargos e remunerações
Os concursos para provimento de vagas no TRE-RR contemplam, invariavelmente, as carreiras de técnico e analista judiciários, cujas escolaridades exigidas são, respectivamente, nível médio e superior, que podem ser em qualquer área ou em áreas específicas, dependendo da especialidade assumida.
As remunerações previstas para estes cargos são, baseado no último concurso, de R$5.425,79 para técnico e R$8.863,84, sem contar com auxílio alimentação, assistência médica e plano odontológico.
Concurso TRE-RR 2014
O último certame lançado pelo TRE-RR foi no ano de 2014, quando foram lançadas oito vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva nos cargos de técnico (administrativo e apoio especializado – operação de computadores) e analista (judiciário, administrativo e apoio especializado – biblioteconomia, estatística, engenharia, odontologia, medicina, análise de sistemas e psicologia).
No certame organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas de 60 questões (para todos os cargos) e discursivas – redação (para analista), aplicadas em Março de 2015 na capital do Estado, Boa Vista.
Para todos os cargos e especialidades, as provas de conhecimentos básicos versaram sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais e Regimento Interno do TRE-RR.
O concurso tem validade de dois anos após sua homologação (feita em 2015), podendo ser prorrogado por igual período. Maiores informações acerca do certame podem ser acessados por meio do seu edital, disponível clicando aqui.
Sobre a banca
O conhecimento sobre a banca organizadora do concurso pretendido é de extrema importância para, sabendo o perfil e estilo de prova, garantir bons resultados.
Ainda não há informações sobre a banca organizadora de um próximo concurso para o TRE-RR, mas, tendo como base o último edital, este foi organizado pela FCC.
A banca tem o hábito de elaborar questões com enunciados extensos, porém, diretos e objetivos. Quanto ao conteúdo cobrado do edital, este costuma ser totalmente contemplado nas provas elaboradas pela banca, o que demanda o estudo completo das matérias.
Três conteúdos que exigem atenção por parte do candidato são os de Legislação, Língua Portuguesa e Informática. Em suas provas, são cobrados itens que não se limitam aos manuais, jurisprudências e aplicativos práticos. Por isso, as provas da FCC são classificadas como de nível médio a difícil. Alguns candidatos têm comparado esta banca, cada vez mais, ao Cespe.
Além do conhecimento prévio sobre o perfil da banca, também é importante a leitura completa do edital. Assim, o candidato verificará o peso de cada matéria na pontuação. Observe que questões relacionadas aos conhecimentos específicos são, habitualmente, pontuadas com peso 3, ou seja, exigem maior dedicação.
Atente-se, também, aos critérios de desempate. Nas provas do TRE, o fator idade (priorizando candidatos maiores de 60 anos) vem em primeiro lugar, seguido da maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos. Alguns tribunais têm, também, considerado o trabalho como mesário nas eleições como critério de desempate.
Concurso TRE-RR 2017 / 2018
Conforme citado acima, o último concurso para o órgão ainda está dentro do prazo de validade, pois, foi homologado em 2015. Portanto, devido à possibilidade de prorrogação, espera-se que o próximo edital não venha antes de 2018.
O que, no entanto, não impede de que adiante seus estudos. O aumento constante de demanda e aposentadorias podem elevar a necessidade de pessoal, levando à abertura de novos editais. Portanto, consulte os editais anteriores, organize seu cronograma de estudos e boa sorte!
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.