A boa conduta no trânsito pode ser tornar uma grande aliada do bolso do motorista brasileiro em 2023. Os condutores que não tiverem nenhuma infração no período de 12 meses poderão receber um desconto de 20% na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não sabia? Fique por dentro da novidade.
Leia mais: FIM das autoescolas? Tirar a CNH pode ficar até 80% mais barato
A medida busca incentivar e valorizar aqueles que mostram um bom comportamento no trânsito, afinal de contas, esse é um sinal de mais segurança para todo mundo. Os condutores, por sua vez, estão satisfeitos em saber que poderão sentir algum nível de alívio no bolso quando precisarem trocar o documento.
Desconto de 20% ao renovar a CNH
É importante saber que, ao renovar a habilitação, o desconto irá depender exclusivamente da checagem das informações no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Funciona como um cadastro positivo no trânsito, onde haverá o registro de todos os motoristas que tiverem um comportamento mais seguro ao dirigir.
Para aproveitar esse abatimento de 20%, basta não cometer nenhuma infração de trânsito pelo período de 12 meses. Dessa forma, os órgãos estaduais e distritais de trânsito vão compartilhar as informações com a União para que o desconto seja dado.
Antes disso, o condutor precisa se cadastrar pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou acessar o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ficou interessado? Então muita atenção: a adesão ao RNPC não é automática. Cada condutor precisa se cadastrar para aproveitar as vantagens.
Por meio da iniciativa de incentivo às boas práticas no trânsito, o motorista poderá ter também a isenção de taxas e tributos em órgãos de trânsito governamentais. Isso sem contar a chance de economizar ainda mais ao fazer a locação de veículos, contratação de seguros e descontos em pedágios.
Esses são alguns pontos que podem ser incluídos no programa de estímulo aos condutores. Todos os benefícios em análise buscam melhorar o comportamento dos motoristas brasileiros na intenção de reduzir não só as infrações como também os acidentes de trânsito.