A Educação alagoana deve ganhar reforço em breve! A Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc-Al) planeja, para novembro, o lançamento do edital que regerá seu próximo concurso público. A expectativa é de que sejam ofertadas 800 vagas na carreira de professor para atuação nas escolas estaduais de tempo integral.
De acordo com o governador do Estado, Renan Filho, há um fechamento de ciclo que envolve valorização profissional, investimentos, melhorias nas condições das escolas, material didático e qualidade de ensino, merenda e, por fim, o lançamento de concurso para contratação de novos profissionais da educação.
Os professores aprovados cumprirão carga horária de 30h, lotados em 35 unidades do estado. O governador recorda que, até dois anos atrás, Alagoas sequer contava com escolas integrais e, atualmente, dispõe de 35, com previsão de chegar a 50 no ano de 2018, daí a necessidade de maior provimento de vagas.
O último concurso promovido pela Seduc-AL data de 2013, quando foram ofertadas 1745 vagas distribuídas entre as carreiras de professor e secretário escolar, incluindo contratação imediata e formação de cadastro de reserva. Para concorrer, os candidatos deveriam ter ensino superior em Pedagogia (para secretário) e em áreas específicas (para professor).
Organizado pelo Cespe/Unb, o certame selecionou seus candidatos mediante a aplicação de provas objetivas e discursivas para todos os cargos, além de avaliação de títulos exclusiva para a carreira de professor. As remunerações iniciais foram de R$1.224,07 para secretário e R$2.448,15 para professor.
Os profissionais docentes aprovados foram lotados nas disciplinas de Ciências, Artes, Ensino Religioso, Educação Física, Didática, Filosofia, Espanhol, Inglês, História, Geografia, Matemática, Física, Sociologia, Química e Português. Maiores informações acerca do concurso podem ser acessadas pelo edital, disponível clicando aqui.