O calendário de pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) volta nesta segunda-feira, 29, com uma nova liberação. Desta vez, o dinheiro cai na conta dos segurados que recebem um salário mínimo mensal, e que têm número de benefício com final 3.
Leia mais: Desempregado ou informal? Conheça o programa que paga até R$ 1.000
Os repasses de aposentadorias, pensões e outros auxílios são realizados em duas etapas. Primeiro, quem tem renda de até um salário mínimo (R$ 1.212) começa a receber. Pouco depois, é a vez dos que ganham entre o piso nacional e o teto do INSS.
Os segurados são ordenados de acordo com o algarismo final do seu número de benefício, sem considerar o dígito após o traço. Quem tem numeração 111.111.110-1, por exemplo, recebe na data designada para o final 0.
Calendário de agosto do INSS
Cerca de 36 milhões de pessoas serão contempladas com os pagamentos de agosto, que seguem até o início de setembro. Veja o calendário completo:
Ganha um salário mínimo
- Final 1: dia 25 de agosto (quinta);
- Final 2: dia 26 de agosto (sexta);
- Final 3: dia 29 de agosto (segunda);
- Final 4: dia 30 de agosto (terça);
- Final 5: dia 31 de agosto (quarta);
- Final 6: dia 1º de setembro (quinta);
- Final 7: dia 2 de setembro (sexta);
- Final 8: dia 5 de setembro (segunda);
- Final 9: dia 6 de setembro (terça);
- Final 0: dia 8 de setembro (quinta).
Ganha acima do salário mínimo
- Final 1 e 6: dia 1º de setembro (quinta);
- Final 2 e 7: dia 2 de setembro (sexta);
- Final 3 e 8: dia 5 de setembro (segunda);
- Final 4 e 9: dia 6 de setembro (terça);
- Final 5 e 0: dia 8 de setembro (quinta).
Consulta
Para obter informações sobre valores, datas e outros detalhes sobre benefícios previdenciários, o interessado pode acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. Na ferramenta escolhida, é necessário fazer login com CPF e senha, depois escolher a opção “Extrato de pagamento de benefício”.
Os aposentados e pensionistas também podem se informar via telefone, na Central 135. O atendimento está disponível de segunda à sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília).