Quem tem usado o WhatsApp nos últimos meses deve ter percebido a chegada de algumas novas funções nas conversas privadas, mas tem uma em específico que acabou fazendo um tremendo sucesso com todo mundo. Estamos, é claro, falando dos emojis e da possibilidade de reagir às respostas dos amigos com eles.
Veja também: WhatsApp lança inovação que permite compra de supermercado 100% pelo app
Eles nem de longe são uma novidade, afinal de contas, sempre foi possível enviá-los para os contatos, mas a grande inovação veio por meio da possibilidade de reagir a todas as frases, figurinhas, áudios e outros envios específicos em uma conversa com as pessoas. Isso passou a permitir que as pessoas “respondessem” a algo dito sem necessariamente precisar digitar algo, tornando tudo mais dinâmico, principalmente em grupos de WhatsApp.
Em grupos, pode acontecer de todo mundo estar conversando, mas você não está participando do papo, apenas ficou atento a tal discussão, certo? Quando gostar de algo falado, só precisa reagir àquilo. Inicialmente o app liberou apenas seis emojis para que pudessem ser usados, pois era uma forma de testar a adesão das pessoas.
A grande maioria gostou. A única reação negativa foi realmente o baixo número de emojis disponíveis, visto que para reagir eram apenas seis, para as conversas há centenas. Diante disso, o aplicativo prometeu fazer algumas mudanças.
A principal alteração será a adição de novas formas de reação, ou seja, a chance de usar mais emojis, pois hoje somente é possível utilizar o básico. Acredita-se que o plano final seja fazer com que 100% – ou quase isso das carinhas – disponíveis possam ser usadas nas conversas dessa forma também!
No entanto não se sabe se isso vai se dar aos poucos, acrescentando um pequeno grupo a cada vez, ou se a mudança será drástica, de modo que uma grande atualização já tornará todos visíveis. O que se sabe de verdade é que atualmente essa “nova função turbinada” está disponível para alguns usuários do Android e do iOS, que são testadores oficiais da ferramenta. Eles recebem a atualização, utilizam e mandam um feedback para a empresa.
Esse é um procedimento padrão. Os usuários que trabalham com isso testam as modificações. Quando dão o sinal verde, os problemas são consertados. Só depois é que tudo pode ser liberado para o grande público. E é justamente porque a alteração ainda está na fase de testes e lapidação que não há uma data exata para quando todos nós poderemos usufruir desse upgrade.
Em resumo, por enquanto teremos que nos virar com o que há disponível: reações limitadas, imagens, figurinhas e gifs e muto mais. Dessa forma, aguardaremos a chegada da função que promete animar muito as conversas.