O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é quase uma poupança forçada feita pelo trabalhador. A diferença é que não é o próprio funcionário que guarda o dinheiro, ficando isso a cargo da empresa para arcar com as leis brasileiras.
Todos os meses os empregadores precisam depositar 8% do salário dos funcionários. O recolhimento é obrigatório e existem algumas opções para o trabalhador fazer o saque do FGTS.
Veja também: INSS comete erro e segurados ganham dinheiro extra; veja quem recebe
Algumas são mais conhecidas, como, por exemplo, quando essa pessoa é dispensada do trabalho. Todo trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito a sacar o saldo da conta do Fundo de Garantia, algo que lhe dá um pouco de tranquilidade até conseguir se recolocar no mercado de trabalho.
Outras opções para sacar o FGTS
Existem outras opções viáveis e que várias pessoas não têm conhecimento.
Imóvel
Como por exemplo, é possível utilizar o dinheiro para comprar imóveis, e os valores retidos no FGTS podem ser usados para debater no valor para abater em prestações, amortizar a dívida ou até para novas construções. Essas opções também são conhecidas por alguma parcela da população.
Por falência ou falecimento do empregador
Todavia, uma opção pouco conhecida pela população é quando o empregador venha a falecer ou entrar com declaração de falência. Essas duas maneiras te dão permissão para conseguir sacar o saldo do FGTS, já que entrará em uma situação de incerteza.
Calamidade pública
Existe um jeito também pouco conhecido pelo grande público. Se você precisar utilizar o dinheiro em caso de calamidade pública, com algum desastre natural causado por chuvas e inundações e que tenha atingido a casa do trabalhador, será possível resgatar o dinheiro.
Motivo de saúde
Se o trabalhador ou dependente for portador do HIV/Aids, além de câncer em estágio terminal e outras doenças graves, é também possível sacar o FGTS, para conseguir apoio no momento de comprar medicamentos.
Vale ressaltar que alienação mental, cegueira, contaminação por radiação, doença de Parkinson, tuberculose, entre outros.
Saiba como consultar o saldo do FGTS
A consulta do saldo do FGTS pode ser feita pessoalmente, no balcão de atendimento da Caixa, além de poder utilizar o site da Caixa e aplicativos.
Na página da Caixa será necessário informar o número do PIS (Programa de Integração Social). Para consultar este número, já que não é comum ter essa informação, basta ligar para a Previdência Social (135) e informar o número do CPF.