A partir desta sexta-feira, 9, uma nova frente fria está prevista para chegar à região Sul. Apesar de não apontar para um grande volume de chuva, o fenômeno trará ventania, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
Leia mais: Família de baixa renda pode perder o Auxílio Brasil?
Segundo Desirée Brandt, meteorologista da Climatempo, isso vai acontecer por conta do aumento da temperatura antes da chegada da frente fria. Na prática, isso fará com que o calor contribua para a formação de nuvens mais carregadas.
A meteorologista também faz um alerta sobre a condição climática na região Sul, alertando que as primeiras pancadas de chuva serão as mais “perigosas”.
Previsão do tempo para o fim de semana
A nova frente fria vai passar pelo Sudeste, mas com baixa chances de chuvas. O que vai aumentar será a nebulosidade. Existe a possibilidade de chuva fraca e moderada no Rio de Janeiro e na baixa leste de Minas Gerais e São Paulo.
“A temperatura cai de novo, sobretudo no domingo, 11. No começo da semana que vem, uma área de baixa pressão irá se formar na altura da região Sul do Brasil, isso entre Argentina, Paraguai e o interior do sul do país”, explica Desirée.
A condição climática ajudará na formação de um corredor de umidade, que pode organizar nuvens de chuva na região Sul e Norte. O aparecimento de um sistema frontal – quando há uma superfície que separa duas massas de ar de características diferentes – também pode favorecer a formação de nuvens no Mato Grosso do Sul e centro-oeste do Mato Grosso.
O ponto positivo é que a previsão de chuva no Centro-Oeste pode ajudar um pouco no número de incêndios, aumentando a umidade do solo em algumas regiões. Mas também existe o risco de as águas atrapalharem a colheita e secagem de grãos, principalmente do algodão.