Primavera traz temporais para o Centro-Sul. Veja a previsão do tempo

Estação de transição entre o inverno e o verão começa na noite desta quinta-feira, 22, e vai até 21 de dezembro.



Diga adeus ao inverno porque a primavera no Hemisfério Sul começa oficialmente às 22h04 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 22. A mudança atinge quase todo o Brasil, exceto Roraima, Amapá e partes do Amazonas e Pará, que ficam no Hemisfério Norte.

Leia mais: Milionários do mundo: número deve crescer 40% em 5 anos

As horas que antecedem a nova estação serão marcadas pela passagem de um ciclone extratropical e de uma massa de ar polar bastante intensa para a época do ano. O resultado será chuvas e ventos de até 100 km/h em trechos do Sul e do Sudeste.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o brasileiro deve esperar da primavera um aumento nas temperaturas em boa parte do Região Norte, interior do Nordeste e pontos do centro do país. Outra expectativa é o aumento aumento das chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia.

Para a região Sul, estão previstas chuvas fortes, rajadas de vento, raios e até granizo. Confira a previsão do tempo por região.

Região Sul

Grande parte do Sul terá chuvas abaixo do esperado devido ao fenômeno La Niña, com temperaturas um pouco abaixo da média em quase toda a região. Áreas de instabilidade podem gerar significativos acumulados de chuva até a próxima semana, exceto no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde ela não passa dos 30 milímetros.

Região Sudeste

Os próximos três meses serão de chuvas acima da média no Sudeste, com excessão do sul do estado de São Paulo. As temperaturas podem ficar um pouco abaixo da média por causa das chuvas mais regulares em novembro. A previsão é de bastante instabilidade até a próxima segunda-feira, 25, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Região Centro-Oeste

A chuva também chega ao Centro-Oeste nos próximos meses, em geral semelhante ou acima da média histórica para o período. Apenas no centro e sul do Mato Grosso do Sul e o leste do Mato Grosso, as precipitações ficam um pouco abaixo do normal. Já os termômetros ultrapassam ligeiramente a média.

No sudeste de Goiás e o centros-sul do Mato Grosso do Sul, são esperada chuvas isoladas acima de 40 mm. Nos demais locais, ela não passa de 20 mm.

Região Nordeste

O Inmet espera chuvas acima da média para todos os estados do Nordeste, além de uma costa com águas mais aquecidas. Há probabilidade de chuvas próximas à média na parte leste da região, com temperaturas próximas e acima da média em toda a região.

Região Norte

O Norte terá chuvas acima da média entre outubro e dezembro, especialmente no Amapá. No sul do Pará e sudoeste do Amazonas, o volume ficará um pouco abaixo da média durante o trimestre. As chuvas podem superar o 60 mm no extremo oeste do Amazonas e do Acre e sudoeste do Pará. Não há expectativa de chuvas para Tocantins e centro-norte do Pará.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário