20% dos bilionários brasileiros trabalham com a mesma coisa

Descubra qual é o ramo profissional que mais enriquece os brasileiros desde sempre. Ele pode ser chamado facilmente de fábrica de bilionários.



Se você parar para somar a fortuna dos 54 brasileiros mais ricos, de acordo com a Forbes, a fortuna acumulada chega a R $402,20 bilhões. No entanto, não é apenas a quantia que chama a atenção, mas também a maneira como eles enriqueceram. Os bilionários fizeram suas finanças crescerem no mesmo setor e eles representam 20% de todos os que têm bilhões em suas contas.

Veja também: Conheça as empresas brasileiras que mais produziram bilionários, segundo a Forbes

Vale destacar que a lista de bilionários conta com 290 brasileiros. Os 54 citados acima são empresários que atuam no agronegócio, o setor que parece ser uma fábrica de gente rica no país.

Agronegócio é o setor que mais gera bilionários no Brasil

Vale destacar que a população mundial hoje é de quase 7,7 bilhões de pessoas, mas ela ainda deve crescer mais e atingir os 9,7 bilhões até 2050. Logo, alimentar tantas bocas é algo que parece não ter fim e rende uma grande fortuna para os empresários do ramo. Não é de se surpreender que o agro seja responsável por 30% do PIB no Brasil, segundo os dados do ano passado (2021).

Um relatório da World Wealth Report, consultoria Capgemini, mostrou que o agronegócio está entre as 10 áreas mais citadas para gerar milionários na próxima década. Isso quer dizer que ele ficará à frente de outras áreas, como mineração e saúde, por exemplo.

O que levou o agro a ser gerador de bilionários no Brasil?

Na contramão do planeta, o agronegócio brasileiro continuou crescendo mesmo durante a pandemia, enquanto todos estavam em decadência. Mesmo antes da pandemia, o setor do Brasil já oscilava entre o número 1 ou 2 do mundo inteiro em produção e exportação.

Diferentemente do que se pensa, o maior fator de riqueza e de geração de bilionários do agronegócio é o conhecimento tecnológico. Não é à toa que 1 hectare de terra saltou de uma produção de 2 toneladas de soja para 4 toneladas. Isso aconteceu por causa de pesquisa e de ciência.

A próxima geração de fazedores de riqueza no agro são as AgTechs, ou seja, as agências tecnológicas voltadas para o agronegócio. São startups que buscam soluções para melhorar a produção, aprimorar o relacionamento ambiental e intensificar ainda mais os lucros no campo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário