Alguns estudos indicam que entre 8% e 10% da população mundial tem olhos azuis. Novas descobertas trouxeram resultados surpreendentes: existe algo que conecta todas as pessoas de olhos dessa cor. Você sabe o que é? Tem alguém na família com os olhos claros? Entenda o que está por trás dessa beleza agora.
Leia mais: Olhos de falcão? Então localize imagem oculta em menos de 10 segundos
No meio científico, a descoberta é reconhecida como “impensável”. Segundo os estudos, uma mutação genética há cerca de 6 mil anos levou ao nascimento de pessoas com olhos azuis. “Todos os indivíduos de olhos azuis estão ligados ao mesmo ancestral”, destaca o estudo que acabou com todo o mistério envolvendo a cor.
Olhos azuis
Segundo a descoberta dos cientistas, todas as pessoas com olhos azuis “herdaram o mesmo interruptor exatamente no mesmo lugar em seu DNA”. A pesquisa mostra ainda que a mutação genética que causou o aparecimento da coloração é resultado do gene HERC2.
Ainda de acordo com as pesquisas, todas com olhos nessa tonalidade têm no DNA o gene que “desliga” a cor marrom, que é a mais comum na maior parte da população mundial. A teoria é estudada há décadas.
Em 2008, uma equipe de cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, identificou a mutação e criou tal relação entre as pessoas de olhos azuis. A pesquisa indica também que foi a passagem da África para a Europa que levou ao aparecimento do primeiro indivíduo com o gene HERC2. Essa é também uma explicação para o fato de a Europa manter a haver a maior concentração de pessoas com os olhos dessa cor.
O professor Hans Eiberg do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Casa de Estudos Canadense deu mais detalhes sobre o assunto: “As pessoas que têm olhos verdes podem ser explicadas pelo fato de terem uma quantidade reduzida de melanina na íris, que é muito diferente daquelas com olhos azuis”.
Sendo assim, a cor dos é olhos é uma característica genética por definição. Isso acontece por meio da produção de proteínas que determinam a melanina que será depositada na íris. Os estudos mostram ainda que as pessoas com olhos de tons azuis não apresentam melanina na parte anterior da íris mas sim nas regiões mais profundas.