Termina nesta sexta-feira, 14, o prazo para que as famílias do Auxílio Brasil atualizem seu Cadastro Único (CadÚnico) e evitem a perda do benefício. A revisão cadastral é obrigatória para quem não realizou o processo nos últimos dois anos.
Leia mais: Auxílio Brasil: famílias terão benefício BLOQUEADO e CANCELADO em outubro
O calendário com a data limite foi definido em uma Instrução Normativa Conjunta publicada pelo governo federal em junho. O prazo inicial para averiguação e revisão dos cadastros dos beneficiários foi ampliado em três meses, já que inicialmente acabaria em 15 de julho.
O Ministério da Cidadania determina que o responsável pela família deve atualizar seus dados a cada dois anos ou sempre que houver uma alteração importante, como mudança de endereço ou novo emprego. O objetivo é garantir que as informações do CadÚnico acompanhem sempre a realidade dos cidadãos.
Como atualizar o CadÚnico?
O beneficiário pode revisar seu cadastro no aplicativo do Cadastro Único, disponível para Android e iOS. Caso não tenha havido nenhuma mudança nos últimos dois anos, é só confirmar as informações já prestadas.
Contudo, se for necessário alterar qualquer dado, será preciso comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento mais próximo para realizar uma nova entrevista. E não adianta omitir informações: o governo cruza os dados do sistema com os de outras bases para confirmá-los.