A inteligência é uma virtude , mas não importa o quanto você estude, alguns apenas têm uma vantagem sobre os outros. Essas são as pessoas que são aprovadas facilmente em provas ou que podem falar de todas as capitais brasileiras por capricho.
O quão inteligente alguém é pode ser bastante subjetivo, e as pessoas podem ser mais inteligentes do que outras em diferentes áreas. Mas aqueles que estão entre os mais inteligentes podem ser representados por certos tipos de personalidade.
É aí que entra o Indicador Myers-Briggs (MBTI). Usando um questionário auto-relatado, o teste determina se você se inclina para a Extroversão (E) ou Introversão (I); prefere usar Sensoriamento (S) ou Intuição (N); tende a ser mais Pensamento (T) ou Sentimento (F); e são mais Julgadores (J) ou Percebedores (P).
Essas letras podem ser organizadas para formar 16 tipos de personalidade diferentes, identificados por siglas de quatro letras – e especialistas dizem que alguns desses tipos tendem a ser mais inteligentes.
Confira a seguir os tipos de personalidades mais inteligentes, segundo a ciência.
1 – INTJ
Pessoas introvertidas, intuitivas, pensantes e julgadoras são mais propensas a ter a inteligência “estereotipada”. O pensamento é a principal ferramenta de um INTJ.
2 – INTP
O pensamento é, na verdade, “o principal objetivo de vida” dos INTPs. São pessoas mais interessadas em teorias e sistemas lógicos que governam o mundo ao seu redor.
3 – ENFJ
Os tipos extrovertidos, intuitivos, sentimentais e julgadores também estão entre os mais inteligentes. Eles podem não ser do tipo que você pensa quando se trata de calcular números concretos, mas estão em sintonia com os outros e sabem como responder em uma crise.
4 – ESTJ
Essas pessoas nascem para liderar. Elas são resilientes, sempre esforçadas, se movendo, pensando na próxima melhor estratégia. Eles pensam à frente das situações e as pessoas muitas vezes se sentem ameaçadas por eles.
5 – ENTJ
Os ENTJs têm essa capacidade dominante de pensamento extrovertido, o que os coloca na lista dos “mais inteligentes”. O ENTJ pode receber muitas fontes de informação e aplicá-las para criar uma teoria geral que pode ser aplicada a uma visão de longo prazo.
6 – ISTP
Os ISTPs aprendem trabalhando com as mãos. Eles são inteligentes no sentido de que podem aprender a fazer qualquer coisa que exija criação ou construção sem muita orientação.