Para os pais de animais de estimação, viajar de avião com um cachorro muitas vezes pode parecer uma alternativa mais atraente do que deixar seu animal de estimação para trás com um amigo ou parente.
Apesar disso, descobrir como voar com um cachorro pode ser complicado, especialmente para viajantes de primeira viagem com animais de estimação. Como funciona exatamente voar com um cão? Quais são as regras e especificações? Quanto custa isso? E, talvez o mais importante, é confortável – ou até seguro – para cães?
Para começar, viajar com cães é definitivamente mais complicado (e mais caro) do que voar sem animais de estimação, e há muito a considerar antes de levar cães em aviões. Mas isso pode ser feito – desde que você pesquise bastante sobre como viajar com um cachorro com antecedência.
Viajar de avião com cachorro
Meu cachorro pode voar comigo? Sim, em muitos casos, seu cão pode voar com você em um avião, seja na cabine ou no porão. No entanto, como você pode imaginar, as companhias aéreas têm várias diretrizes específicas para viajantes com animais de estimação.
É importante que você leia todos eles cuidadosamente, bem antes de sua viagem, para que você saiba exatamente o que esperar e possa se preparar para voar com um cachorro com antecedência.
Verifique com a companhia aérea quais raças de cães são permitidas nos aviões. Raças com narizes curtos, também conhecidos como cães braquicefálicos, normalmente são proibidos no porão de carga porque sua estrutura facial pode dificultar a respiração. As companhias aéreas também podem proibir completamente algumas raças, como pitbulls, de voar.
A maioria das companhias aéreas permite apenas alguns cães por voo – normalmente de dois a seis, dependendo do tipo de avião – então ligue e verifique se o avião tem espaço para você e seu cachorro antes de reservar.
As companhias aéreas também podem limitar em quais áreas do avião você pode sentar se estiver levando seu cachorro a bordo (por exemplo, você não pode poderá sentar-se na classe executiva ou na primeira classe e provavelmente não poderá selecionar um assento na saída de emergência ou nas fileiras de anteparo.
Também tenha em mente que as companhias aéreas não aceitarão animais de estimação no avião se as temperaturas estiverem muito quentes ou muito frias em qualquer destino ao longo da rota. Claro, o clima pode ser imprevisível, então se isso acontecer, você terá que se esforçar para fazer outros planos.