Motorista deve seguir novas regras no uso do insulfilm para evitar multas

As novas regras do insufilm vão desde a instalação ao uso da película. Quem for pego em condição irregular estará cometendo uma infração grave.



O uso do insulfilm nos carros está sob novas regras, então os motoristas devem ficar atentos para não desrespeitar a determinação e acabar levando uma multa para casa. A exigência é desde a instalação ao uso da película, que já é muito popular no Brasil. Quem for pego fora da regra pode ter o carro retido por não acatar as novas normas.

Leia mais: ESTES são os motoristas que devem atualizar a CNH até o dia 31

A multa chega a R$ 195,23 para quem for pego desrespeitando as novas regras para o uso do insulfilm. Os motoristas ainda levam cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por causa disso. E para piorar, o veículo pode ficar retido até que o motorista regularize a situação em questão.

Novas regras no uso do insulfilm

Conforme as novas normas para o uso do insulfilm, ficam proibidas as bolhas na área que mais compromete a visão dos motoristas, assim como nas áreas consideradas indispensáveis para garantir a correta condução do veículo. Em outras palavras, estamos nos referindo aos vidros laterais dianteiros e ao para-brisa.

Outra mudança definida por meio das novas regras tem relação com a quantidade de luz que atravessa o conjunto composto pelo vidro e película. As alterações sobre o uso do insulfilm foram definidas por meio da Resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Por meio dela, a nova quantidade de luz permitida não pode ser inferior a 70%, independentemente da cor. Atualmente não pode ser inferior a 75% para incolores e 70% para os coloridos.

Nas partes que não interferem nas áreas mais importantes para a dirigibilidade, a exemplo das laterais e dos vidros traseiros, o mínimo de transmitância luminosa continua como antes, ou seja, em 28%.

Mais proibições ficam definidas por meio da resolução. Veja quais:

  • Veto ao insulfilm opaco ou refletivo que impede a total passagem de luz em qualquer vidro da cabine;
  • A proibição das películas não refletivas no para-brisa e nas laterais dianteiras em casos específicos.

De acordo com o Contran, todas as regras no uso do insulfilm buscam deixar o trânsito mais seguro, sem situações que prejudiquem os motoristas, como as bolhas nas películas que podem atrapalhar a visão dos condutores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário