O iFood anunciou que deixará a Colômbia no próximo mês após quase dez anos de atividade. Como justificativa para a decisão, a empresa falou do contexto econômico e social inédito do país, que passa por uma série de manifestações contra as medidas do governo.
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“Trata-se de uma decisão estratégica que tem como pano de fundo o momento atual do mercado de capitais”, declarou a marca. Atualmente, o iFood pertence à Movile, uma empresa multinacional brasileira de aplicativos e serviços.
Com o encerramento das atividades, a companhia já demitiu 210 funcionários na Colômbia, segundo informações da Forbes. Além disso, a data para o fim do aplicativo também foi anunciada: ele vai parar de funcionar no dia 21 de dezembro de 2022 em terras colombianas.
Por que o iFood está deixando a Colômbia?
O jornal Semana, da Colômbia, fez uma análise para entender a saída de importantes marcas do país, e demonstrou surpresa com o anúncio do fim do iFood, sobretudo diante do grande crescimento da cultura do delivery em território colombiano.
No geral, segundo dados do Euromonitor, a Colômbia se tornou um dos países da América Latina onde esse tipo de serviço de entrega é bastante utilizado pela população. O periódico, no entanto, reconhece e entende que o contexto político e social acaba se tornando um agravante para a operacionalização de empresas do setor.
“(O iFood) se junta à lista de empresas que anunciaram sua retirada da Colômbia este ano, juntando-se a nomes como Dr. Martens, que no início do mês anunciou sua saída após mais de dez anos de atuação. A crise econômica e as recentes variações do dólar, assim como a reforma tributária, são por enquanto alguns dos fatores que os empresários estão analisando para analisar suas projeções”, explica o jornal.
No geral, o país enfrenta os impactos da inflação global. Além disso, a desvalorização histórica da moeda em relação ao dólar e o desemprego atingindo 10,6% da população, são outros fatores que podem contribuir para esse cenário de mudanças.
Mas e no Brasil: iFood corre o risco de sumir?
Em nota, oa iFood anunciou que seguirá investindo no Brasil, país de nascimento da empresa. A empresa completou dizendo que o objetivo é crescer oferecendo sempre os melhores serviços e oportunidades para os consumidores e parceiros, na busca constante pela excelência no atendimento.
Atualmente, o iFood domina o mercado brasileiro ao liderar sozinho cerca de 80% do market share do setor de delivery de comida. Recentemente, a empresa fez aquisições e movimentos empresariais que resultaram no aumento da sua competitividade.