O feriado de Finados, comemorado no dia 2 de novembro, afetará o funcionamento de bancos, dos Correios, do comércio e de uma série de outros serviços públicos e privados. Para não sair de casa e acabar dando de cara com a porta, veja o que abre e o que fecha na próxima quarta-feira, 2.
Leia mais: Dia de Finados: 2 de novembro será feriado ou ponto facultativo?
Bancos e B3
A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado. Contas e boletos vencidos na data poderão ser quitados no dia seguinte, sem acréscimo de taxas ou multas.
Também não haverá qualquer negociação na Bolsa de Valores brasileira (B3) envolvendo o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros.
Bares e restaurantes
Os bares e restaurantes costumam abrir normalmente no feriado, segundo informações da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Entretanto, alguns empresários podem optar por não funcionar no dia devido à falta de movimento.
Shopping e comércio de rua
Cada comerciante tem autonomia para decidir se abre ou não sua loja durante o feriado, assim como para determinar horários de funcionamento especiais. Já os lojistas de shoppings foram orientados a funcionar, geralmente das 14h às 20h, de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Cemitérios
Os cemitérios da cidade de São Paulo funcionarão das 7h às 18h nesse dia de Finados, e segundo a prefeitura devem recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes. Nos demais municípios, é preciso verificar os horários de abertura e fechamento junto às prefeituras.
Postos de combustível
Os postos de combustíveis costumam atender os clientes das 6h às 20h, regra que também vale para os feriados, informou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Correios, INSS e lotéricas
Não haverá atendimento nas agências dos Correios durante o feriado. Caso precise de atendimento, o cidadão poderá utilizar o site da empresa ou ligar para os telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. O mesmo vale para o INSS, que estará com as agências fechadas, mas manterá o atendimento pelo site e aplicativo Meu INSS.
Segundo a Caixa Econômica Federal, as agências lotéricas terão autonomia para decidir se abrem ou fecham.