A Uber divulgou ganhos para o terceiro trimestre de 2022 na terça-feira (01), mostrando uma receita forte, apesar de ter uma perda geral no trimestre.
A gigante de mobilidade, entrega e frete registrou um prejuízo líquido de US$ 1,2 bilhão no terceiro trimestre, cerca de metade do qual a empresa atribuiu a um vento contrário líquido de US$ 512 milhões relacionado a reavaliações de seus investimentos de capital, que incluem participações na Aurora, Grab e Zomato.
No entanto, a empresa também registrou ganhos ajustados em relação a renda, impostos, depreciação e amortização de US$ 516 milhões, acima dos US$ 8 milhões do ano anterior, quando os motoristas e a demanda retornaram à plataforma.
Esse número foi impulsionado por um crescimento de receita de 72% ao ano. A receita da Uber atingiu US$ 8,3 bilhões no terceiro trimestre, com a receita de mobilidade crescendo 73% ao ano e a receita de entrega crescendo 24% ao ano.
Ações da UBER em alta
As ações da Uber (NYSE:UBER) subiram 12% nas negociações de pré-mercado na terça-feira, quando a empresa reduziu seu prejuízo líquido em relação ao trimestre anterior.
“A forte demanda por nossas ofertas, melhor eficiência de mercado e nossa plataforma de ativos leves ajudaram a entregar EBITDA ajustado bem acima de nossa orientação, mesmo com o câmbio e os ventos contrários inflacionários impactando todos os negócios globais”, disse o CFO da Uber, Nelson Chai, em comunicado.
“Continuamos focados na excelente execução e no gerenciamento de custos disciplinado para cumprir nossos compromissos de crescimento e lucratividade para os próximos anos.”
As viagens e as reservas brutas aumentaram anualmente e trimestralmente, à medida que a demanda continua a se recuperar dos níveis iniciais da pandemia. Os motoristas completaram 1,95 bilhão de viagens durante o terceiro trimestre, ante 1,87 bilhão no último trimestre. E as reservas brutas subiram para mais de US$ 29 bilhões, com os segmentos de mobilidade e entrega atingindo valores idênticos de US$ 13,68 milhões.
Cerca de 124 milhões de pessoas usaram o Uber mensalmente durante o trimestre, um aumento de 14% ao ano e 2% em relação ao segundo trimestre, reforçando a ideia de que a demanda ainda está em ascensão.
“Nossa escala global e vantagens exclusivas da plataforma estão trabalhando juntas para impulsionar um crescimento mais lucrativo, com crescimento de reservas brutas de 32% e EBITDA ajustado recorde de US$ 516 milhões”, disse o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, em comunicado.
“Mesmo que o ambiente macroeconômico permaneça incerto, o core business da Uber está mais forte do que nunca.”