A passagem de uma forte frente fria com massa polar tem provocado a queda de temperaturas nos termômetros de praticamente todas as regiões do Brasil. Esse frio pode seguir por todo o país durante os próximos dias graças à permanência desta frente. Em São Paulo, é esperado que as madrugadas permaneçam geladas até o fim de semana.
Leia mais: Não guarde o cobertor: frio atípico continuará por mais alguns dias.
De acordo com a Climatempo, os ventos estão trazendo uma umidade marítima que pode resultar em chuvas na faixa leste do Estado de São Paulo. Sendo assim, pode ocorrer precipitações também na capital paulista.
Além disso, a menor temperatura de novembro em 23 anos foi registrada nesta quarta-feira, 2, bem no feriado de Finados. A estação do Mirante de Santana, comandado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou 15,4°C às 13h, se aproximando muito do recorde de 14,3°C registrado em 10 de novembro de 1999.
Inclusive, é possível que ele seja batido nos próximos dias! O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), informou que as temperaturas mínimas podem variar entre 10°C e 18°C, principalmente durante a noite e madrugadas. Já para o fim de semana, a empresa informa que os números voltarão a subir de forma gradual, porém a sensação de frio permanecerá em São Paulo, que registrará algo entre 11°C e 20°C.
Se agasalhe: o frio está a caminho
Alguns recordes foram registrados nesta semana nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Em Florianópolis, o registro de temperatura mínima foi de 14,6°C na terça-feira,1, enquanto os termômetros de Curitiba marcaram 7,6°C.
De acordo com o Inmet, a máxima atingida em Curitiba na terça foi de 12,9°C, batendo o que havia sido registrado em 6 de novembro de 2013, visto que a capital marcou 15,5°C. Já em Porto Alegre, a mínima registrada foi de 9,9°C, se aproximando muito da temperatura mínima recorde de novembro atingida em 2016. A cidade chegou a 9,1°C.
No mais, houve frio também no Norte do país. Na capital do Acre, Rio Branco, registrou o mínimo de 14,1°C pela estação do Inmet e de 13,6°C na medição automática. Por fim, o Centro-Oeste não ficou de fora: em Campo Grande, a mínima registrada foi de 9,8°C na terça feira.