Você já deve ter lido alguma história, assistido a algum filme ou escutado algum boato assustador sobre radiação. Essa palavra emite medo em muitas pessoas, mas a verdade é que ela pode ser utilizada de um modo mais comum do que se imagina.
Veja também: Veja o que acontece se você ingerir os fios brancos presentes na banana
A verdade é que existem muitos objetos que emitem radiação e você nem esperava por isso. Um deles é um alimento bastante comum e que provavelmente você já comeu muitos. A banana tem níveis de radioatividade.
Até as bananas possuem radiação
A verdade é que as pessoas estão expostas à radiação durante boa parte do tempo no dia a dia. O que você deve saber é que nem toda radiação oferece riscos ou é prejudicial para a saúde dos seres humanos. Até mesmo bananas têm radiação, assim como a própria luz do sol também emite ondas dessa natureza.
Apenas a radiação ionizante oferece riscos reais para as pessoas. No entanto, a banana e vários outros objetos radioativos são “não ionizantes”. Em outras palavras não oferecem riscos para a saúde.
Confira algumas coisas que emitem alguma radiação e você não sabia
- Areia de gato: as areias feitas com argila ou bentonita contém isótopos radioativos naturais. Os níveis são seguros para os felinos e seus tutores.
- Cerveja: como contém potássio, a cerveja pode apresentar traços do isótopo potássio-40.
- Pasta de dente: existiu uma pasta de dente comercializada entre 1920 e 1940 chamada de Doramad. Ela continua Torio, um metal radioativo em sua composição.
- Castanha-do-Pará: costumam ser 1 mil vezes mais radioativas do que qualquer outro alimento comum.
Além desses, outros itens que contêm radiação são:
- Granito;
- Dentadura;
- Sinal de saída e placas luminosas;
- Javali;
- Revistas com papel laminado;
- Banana;
- Cigarro;
- TVs e telas;
- Corpo humano;
- Gaivotas;
- Pedras preciosas;
- Areia preta de praia.
- Cerâmica;
- Lentes;
- Lâmpadas frias;
- Vidro.