O costume de enfeitar e decorar a casa com itens que remetem à data do Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, é uma tradição anual. Algumas são mais chamativas, com motivações históricas, como é o caso da árvore de natal, o principal símbolo natalino.
Alguns se apressam mais e outros esperam mais um pouco, quando faltam poucos dias para a data. Diante de tudo isso, quando seria a data ideal para montar a sua árvore?
Veja também: Sem tédio: 5 brincadeiras divertidas para fazer entre a família no Natal
Decorativos começam no Primeiro Domingo de Advento
A celebração, ligada com o cristianismo, e em um país tão cristão como o Brasil, muitos seguem de acordo com a tradição e montam suas árvores no primeiro domingo de advento (nesse ano no dia 27 de novembro) e vai até o dia 24 de dezembro.
Essas são aquelas quatro semanas que antecedem o natal, que fazem parte do tempo litúrgico, o período de celebração dos mistérios de Deus.
O que são as semanas do Advento?
Dentre as características estão: tempo preparativo para o Natal, em que se é comemorada a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e a sua encarnação, a segunda vinda de Cristo.
Também é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, em que se é preparada a celebração de forma antecipada.
As velas, separadas nas cores verde, roxa, vermelha e branca, simbolizam significados diversos. No primeiro domingo, é ascendida a vermelha. O vermelho lembra do perdão que foi dado a Adão e Eva.
O verde, na segunda semana, remete à fé dos patriarcas Abraão, Isaac, Jacó e a esperança. Na terceira semana, o roxo é a alegria do Rei Davi e é acompanhada pelo recolhimento, alimentador de uma esperança para todos. A última vela, a branca, anuncia um reinado de paz e justiça.