Acontece no próximo domingo, 13, o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Nesta primeira etapa, os estudantes já contarão com a aplicação da temida redação. Esta é uma das fases mais aguardadas pelos alunos, visto que o tema é descoberto apenas durante a realização da redação do Enem.
Veja também: Prova do Enem 2022 terá itens INÉDITOS: o que vai mudar?
A expectativa dos participantes aumenta também devido a importância desta etapa do prova para a nota final, pois ela poderá impactar na decisão futura diante do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Se essa é a sua primeira vez se submetendo ao exame, lembre-se que o texto do candidato poderá ser zerado pela banca examinadora em situações específicas, como diante da fuga do tema ou do estilo de texto solicitado. É por isso que separamos os principais pontos que os estudantes devem ficar atentos para não zerar a redação do Enem.
O que pode zerar a redação do Enem
- Folha oficial em branco
Entregar a folha oficial em branco faz com que o estudante tenha a sua nota zerada automaticamente, mesmo que a redação tenha sido escrita na folha de rascunho. Esse fato acontece, por vezes, porque o candidato não teve tempo suficiente para transcrever o texto desenvolvido para a folha oficial. Atente-se ao fato de que o texto escrito como rascunho não será corrigido pela banca, uma vez que o estudante leva o caderno de provas para casa.
- Tamanho da produção
Além de deixar a folha oficial em branco, o candidato precisa se atentar também ao tamanho mínimo do texto exigido pelo Enem. Sendo assim, a redação deverá ter, no mínimo, sete linhas de extensão. As produções que tiverem uma quantidade de linhas escritas inferior a essa serão automaticamente anuladas pelos examinadores.
- Legibilidade
Outro fator importante nesta fase é a legibilidade da letra do estudante. Não é necessário que o participante altere a sua forma de escrever, apenas que tente escrever da melhor forma possível para deixar as palavras legíveis para o corretor. Em resumo, é preciso manter a atenção e escrever a redação sempre lembrando que alguém precisará ler o texto posteriormente para realizar a correção.
- Fugir do tema proposto
Um dos principais erros que os estudantes cometem ao escrever é fugir do tema proposto pela prova. O exame irá disponibilizar o tópico somente na hora da prova. Esse fato pode dificultar o desenvolvimento do texto, caso o candidato não tenha se preparado anteriormente. Dessa forma, é necessário ficar atento para não direcionar o tema para um ponto não solicitado com o intuito de levar o texto para uma área sobre a qual tenha mais facilidade.
- Não respeitar o estilo dissertativo-argumentativo
Além de se atentar ao tema proposto, é necessário que o candidato siga o estilo solicitado pelo exame: dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que é obrigatório que o participante apresente uma proposta de solução para o problema apresentado e argumente sua defesa no decorrer do texto com o intuito de apontar os prós e contras acerca do tema e da solução apresentada. A produção deve contar com introdução, desenvolvimento e conclusão da ideia.
Desrespeito aos direitos humanos ainda zera a redação?
Até 2017, os candidatos que desrespeitassem os direitos humanos na produção do seu texto poderiam ter a nota zerada pela banca examinadora, contudo uma decisão tomada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) afirma que não é mais permitido zerar a nota em casos nos quais o candidato desrespeite os direitos humanos.
Porém é necessário manter a consciência acerca deles. Isso quer dizer que o texto não poderá ser desconsiderado, mas caso o candidato indique soluções que desrespeite os direitos básicos do cidadão, ele poderá receber uma nota considerada baixa para o sistema de avaliação.