Ainda que ofereça pontos turísticos atrativos, determinadas regiões são extremamente perigosas. O Global Peace Index Report 2022 atualizou sua pesquisa sobre segurança, envolvendo as nações globais. Seja por conflitos bélicos, desigualdade e outros fenômenos ligados à violência, existem lugares que é melhor você conhecer apenas a partir de fotos, livros e vídeos.
Veja também: Dicas de ouro! Confira 5 coisas que todos devem fazer antes de viajar
O que caracteriza a crise de segurança dos países?
Para estipular quais são os países mais violentos, foram considerados 23 indicadores quantitativos e qualitativos. A análise leva em consideração o acesso às armas, número de homicídios, guerras, criminalidade, atividade das Forças Armadas, entre outros fatores. Por exemplo, a situação da Ucrânia devido aos combates com a Rússia já alterou o cenário de turismo.
Os piores países para visitar em 2022
Afeganistão
O Afeganistão enfrenta uma instabilidade política que envolve violência extrema e tortura, marcada pelos grupos terroristas. No país, o acesso às armas de fogo é praticamente irrestrito, tornando o local um campo de fuzilamento.
Iêmen
O Iêmen vive uma crise humanitária típica do Oriente Médio, transformando-se em uma trincheira. O conflito político religioso eleva o clima de insegurança, preocupando a população local, que foge dos ataques.
Síria
O número de refugiados sírios cresce ao redor do mundo, dada as difíceis condições de vida do local. Homens armados disputando territórios ameaçam até crianças e mulheres, prejudicando a circulação de pessoas.
Rússia
Se antes a Rússia era um dos destinos mais procurados, atualmente essa perspectiva mudou. As guerras travadas contra a Ucrânia comprometeram até os grandes centros comerciais, onde há bombardeios.
Sudão do Sul
O Sudão do Sul conquistou a independência em 2011, mas os problemas do lado norte continuam a refletir suas crises sociais.
República Democrática do Congo
Os crimes violentos dos grupos que se organizam para dominar as cidades impede que até mesmo os próprios congoleses tenham a oportunidade de caminhar tranquilamente pelos bairros.
Iraque
O Iraque conseguiu reduzir a violência interna, mas os países da fronteira acabam usando o território iraquiano, fazendo milhares vítimas todos os meses.
Somália
A Somália é outro país da África que recebe intervenções armadas de outros países, como os Estados Unidos, justificada pela tentativa de combater a violência. A fome generalizada é um reflexo do quanto o país se isolou, perdendo acesso ao mercado de alimentos e itens básicos.
República Centro Africana
Cercado pelo Sudão e o Congo, também tem um índice de criminalidade alto, dado que seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado um dos piores do mundo.
Sudão
O lado norte do país, que acabou se separando a partir de um processo político cheio de polêmicas, ainda carece de pacificação.