O Telefone Popular é um programa do governo federal que ajuda a tornar os serviços de comunicação mais acessíveis para consumidores de baixa renda.
O programa oferece aos assinantes um desconto no serviço de telefonia mensal qualificado. Também existe um serviço de Internet de banda larga ou pacotes de banda larga adquiridos de operadoras de telefonia fixa participantes.
O desconto ajuda a garantir que os consumidores de baixa renda possam pagar por um telefone fixo e também por banda larga, acesso que oferece oportunidade de empregos, saúde e recursos educacionais.
Para ajudar a manter os brasileiros conectados, o Governo Feral fez isenções e fechou parcerias para que pessoas de baixa renda pudesse receber esse benefícios.
O valor do Telefone Popular gira em torno de 15 reais. A franquia é de 90 minutos mensais para ligações para outros telefones fixos. Para ter acesso, o interessado deve realizar o Cadastro Único.
Para fazer a inscrição, a família deve levar ao CRAS ou NAS mais próximo de sua residência os documentos pessoais e de sua família. São eles:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço que contenha CEP;
- Conta de energia elétrica;
- Título de eleitor;
- Declaração de escolaridade das crianças;
- Carteira de trabalho e contracheque, caso esteja trabalhando.