Apesar de estarmos na contagem regressiva para a chegada do verão, o clima frio e de muita chuva tem sido constante em muitas regiões do Brasil. O motivo está relacionado com uma massa de ar frio que se aproximou do Brasil e gerou um grande volume de precipitações, granizo e até neve.
Leia mais: Quando o frio vai embora? Veja a previsão do tempo desta semana
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi emitido um alerta para chuvas intensas em uma determinada parte do país. A previsão vai contra as altas temperaturas esperadas com a proximidade do verão. O mês de novembro começou mais frio, principalmente na região Sul.
A respeito do fenômeno, o Inmet esclarece que se trata da passagem de uma frente fria, ocasionada por uma forte massa de ar polar. No dia 1º de novembro, por exemplo, houve registro de queda brusca nas temperaturas na região da Serra Catarinense, gerando até neve. Agora, com a dissipação do frio, um rastro de chuvas e tempestades pode ser visto pelo país.
Onde vai chover mais forte no Brasil?
De acordo com o Instituto de Meteorologia, o alerta para a possibilidade de chuva intensa foi emitido para o estado de Pernambuco. As regiões mais afetadas incluem a Mata Sul e o Agreste. As precipitações devem girar em torno de 20 a 30 mm por hora ou chegando a 50 mm por dia. Ventos intensos, com velocidade acima dos 60 km por hora, também podem ocorrer.
Diante desse aviso, é importante que moradores dessas regiões se mantenham em alerta e entrem em contato com a Defesa Civil em caso de um cenário mais grave, como queda de energia, de árvores, destruição de barreiras, bloqueio nas estradas, alagamentos, entre outras ocorrências.
Quais cidades devem ser afetadas?
De acordo com o Inmet, a lista de cidades afetadas com as chuvas no estado de Pernambuco são:
- Mata Sul: Catende, Maraial, Palmares, Barreiros, Quipapá, São Benedito do Sul e Xexéu;
- Litoral: São José da Coroa Grande e Tamandaré;
- Agreste: Angelim, Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Canhotinho, Correntes, Garanhuns, Iati, Lagoa do Ouro, Palmeirina, Saloá, São João e Terezinha.
Tempestades em outras regiões
Além destes municípios, outras partes do território brasileiro também serão marcadas pela incidência de chuvas, tempestades, rajadas de vento e até mesmo granizo. A mudança de clima está associada a uma queda na pressão atmosférica.
No Centro-Oeste e Sul, a previsão é de chuvas de granizo, com tempo abafado em razão da nebulosidade que se formou. O mesmo deve ser presenciado na parte Sul e Sudeste. A chegada de um ciclone extratropical na próxima semana em Santa Catarina e Rio Grande do Sul também deve trazer mudanças significativas para o clima.