ALERTA de tempestades em centenas de cidades hoje; veja a lista

O INMET divulgou uma nota alertando mais de 200 cidades sobre as possibilidades de fortes chuvas, rajadas de vento e granizo.



Um alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no início dessa semana anuncia a chegada de fortes chuvas em 240 municípios brasileiros. Dessa forma, a expectativa é que as precipitações sejam de 30 a 60 ml por hora ou 50 a 100 ml por dia, com grandes chances de queda de granizo. Além disso, haverá também a formação de ventos intensos, com velocidades que podem chegar a 100 km/hora.

Veja também: Gasolina pode voltar a custar R$ 7? Entenda o que está acontecendo

A previsão demonstra que a partir de quarta-feira (23), algumas cidades do estado de São Paulo irão sofrer com chuvas intensas, com risco de rajadas de vendo e raios fortes. No entanto, as tempestades generalizadas e de alto volume estão previstas para a capital do estado, gerando alerta de alagamento e inundações.

Já em Rondônia, o alerta é para chuvas intensas nas cidades do leste do estado, como Porto Velho e Ariquemes. Contudo, mesmo com um risco mais brando, é necessário que os moradores desses lugares tomem cuidado, visto a possibilidade de intensificação das precipitações.

Locais mais atingidos

Com as fortes chuvas do último fim de semana, algumas cidades de Minas Gerais já estão em estado de emergência. Além disso, o Espirito Santo e a Bahia também já estão sofrendo alterações devido a mudança climática, com as temperaturas ficando cada vez mais baixas.

O alerta do INMET para toda esta semana é direcionado especialmente para as seguintes regiões:

  • Vale do Acre;
  • Leste de Rondônia;
  • Todo o estado do Mato Grosso;
  • Araçatuba;
  • Presidente Prudente;
  • Madeira-Guaporé;
  • Sudoeste, Centro Norte e Leste do Mato Grosso do Sul;
  • Sul do Amazonas;
  • Vale do Juruá.

Dessa forma, é necessário que os moradores das regiões citadas fiquem em alerta para evitar acidentes durante o período de fortes chuvas. A dica é não se esconder embaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a planas ou torres de transmissão durante as rajadas de ventos. Caso necessário, busque auxílio junto à Defesa Civil, no 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário