O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou a prorrogação do prazo de validade dos processos de quem está tirando a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a decisão, a data limite passa de 31 de dezembro de 2022 para 31 de dezembro de 2023.
Leia mais: Sua CNH está assim? Cuidado, você pode levar uma multa ‘salgada’
Apesar da importância da decisão, muitos futuros condutores ainda não sabem que ganharam mais tempo para concluir os procedimentos. Durante a pandemia, milhares de brasileiros foram prejudicados pelos atrasos no agendamento das provas.
Quem será beneficiado?
De acordo com a deliberação publicada no Diário Oficial da União, a decisão vale para “todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito do Estado e do Distrito Federal”. Em outras palavras, qualquer pessoa que deu entrada na CNH a partir do dia 20 de março de 2019 pode usufruir do prazo extra.
A medida também estende o prazo dos processos de adição ou mudança de categoria, reabilitação de motoristas que tiveram a habilitação cassada, pedidos de nova habilitação, solicitações de registro de CNH estrangeira e habilitação para pessoa com deficiência (PcD).
Para todos os futuros condutores que iniciarem o processo a partir de janeiro de 2023, o prazo do processo será de 12 meses.
Milhares de processos
Somente no estado de São Paulo, 220 mil cidadãos ganharam mais tempo para concluir o exame prático e finalmente obter sua habilitação.
“Com a prorrogação da validade, os candidatos à habilitação que não puderem concluir seus exames não perderão seu processo. Poderão finalizá-los com tranquilidade durante todo o ano de 2023”, disse Ilídio Machado, diretor de Atendimento ao Cidadão e de Habilitação do Detran-SP.
Atualmente, a legislação de trânsito exige do condutor 45 horas de aula teórica e prova teórica, 20 horas de aulas práticas de direção veicular, exame médico e avaliação psicológica.