Internado desde a última terça-feira, 29, Pelé recebe tratamento contra uma infecção respiratória no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com o boletim médico divulgado neste sábado, 3, o estado de saúde do ex-jogador é estável.
Leia mais: Copa do Mundo: Veja as chances de Brasil, Argentina, França, Espanha para lucrar em apostas
“Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h”, diz a nota.
Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, foi hospitalizado para uma reavaliação da terapia quimioterápica que vem fazendo contra um tumor de cólon descoberto em setembro de 2021. No início deste ano, a equipe médica diagnosticou metástases em seu intestino, pulmão e fígado.
O boletim é assinado pelo geriatra e endocrinologista Fabio Nasri, pelo oncologista Rene Gansl e pelo diretor-superintendente médico e serviços hospitalares da instituição, Miguel Cendoroglo Neto.
Internação
A internação de Pelé não foi uma surpresa para sua família, conforme postagens feitas por suas filhas nas redes sociais. Em fevereiro deste ano, ele havia sido internado para seguir com o tratamento contra o tumor.
“Tá uma confusão aí porque meu pai foi para o Einstein fazer os exames. Peço desculpas por causa dessa mídia do mal, que fica antecipando e criando fatos que não existem, que a gente nem tá sabendo. Mas ele está, sim, fazendo os exames, como sempre, acompanhando a evolução do câncer que ele tem. Vamos manter essa energia de Copa do Mundo que ele ama e que é o que ele precisa. Superobrigada pelo carinho, pela preocupação. Mais razão e menos emoção”, publicou Flávia Arantes do Nascimento.
Ainda de acordo com a nota divulgada pelo hospital, o ex-jogador continuará no local para dar continuidade ao tratamento nos próximos dias.
Cuidados paliativos
Segundo informações apuradas pela Folha de S. Paulo, o craque estaria recebendo cuidados paliativos exclusivos, já que a quimioterapia teria sido suspensa. Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes com doenças ou condições de saúde progressivas e potencialmente fatais.
Os médicos estariam adotando medidas para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo, e evitando terapias mais invasivas. Os cuidados paliativos escolhidos dependem dos sintomas, prognóstico e tempo de sobrevida previsto.
O Hospital Albert Einstein não confirmou as informações divulgadas pela Folha, apenas reiterou que todas as declarações da equipe serão feitas por meio de notas oficiais.
Apoio ao craque
A torcida aproveitou a partida da Seleção Brasileira contra a equipe de Camarões na última sexta-feira, 2, para demonstrar seu apoio a Pelé. Na ocasião, uma grande faixa com os dizeres “Get Well Soon” (fique bom logo, em livre tradução) foi estendida no estádio em homenagem ao Rei do Futebol.
O Santos Futebol Clube, time pelo qual o ídolo jogou pela maior parte de sua carreira, também publicou uma mensagem de apoio em seu perfil oficial do Twitter. Confira a postagem:
É o mundo inteiro desejando melhoras e junto contigo, Rei @Pele! ??? pic.twitter.com/ozCM4TXzxc
— Santos FC (@SantosFC) December 3, 2022