scorecardresearch ghost pixel



Previsão do tempo tem calor, ventania e temporais; veja como fica na sua região

Alerta de acumulados de chuva de mais de 70 milímetros abrangem mais de 15 pontos de vários estados brasileiros.



Está segunda-feira, 5, será um dia instável em grande parte do Brasil. Temporais causados pela combinação entre a circulação de ventos, o calor e a alta umidade atingem vários pontos de todas das regiões ao longo das próximas horas.

Leia mais: Mega-Sena: quanto o prêmio de R$ 100 milhões renderia na poupança?

A previsão do tempo da Climatempo mostra que há alerta de chuva forte no sul da Bahia e litorais do Paraná e de Santa Catarina. O risco de transtorno existe principalmente em Curitiba (PR); Joinville, Tubarão e Florianópolis (SC); e Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro (BA).

“O calor continua sendo destaque no decorrer do dia e o ar fica abafado em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, no Distrito Federal, em Minas, no Rio de Janeiro, Mato Grosso e no Pará. Risco de temporais na capital paulista, em Goiânia, Brasília, Palmas (TO) e Boa Vista (RR)”, detalha a meteorologista Fabiene Casamento.

“De forma geral, chove forte nas demais áreas desde o Norte até o Sul do país. A capital gaúcha, Porto Alegre, segue bastante ensolarada pela manhã, mas com chuva e rajadas de vento moderadas à tarde”, completa.

Também são esperadas chuvas fortes e possíveis temporais no estado de Rondônia. Já em Belém (PA) e Macapá (AP), ela cai na costa norte e reveza com períodos de sol.

O tempo fica firme no sertão nordestino e parte de Pernambuco, do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Nas capitais Natal (RN), Maceió (AL) e João Pessoa (PB), há previsão de pouca chuva.

O volume de precipitação esperado para o Espírito Santo é pouco, e a segunda-feira será predominantemente de sol, com pancadas passageiras. Chove também em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Pouca chuva prevista em todo o Rio de Janeiro, com chance de trovoadas.

Alerta de temporais

Os temporais mais severos caem entre Roraima e o Paraná, atingindo Amapá, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, nordeste e leste de Santa Catarina e o litoral do Paraná. Quem deve sofrer prejuízos é a população do oeste da Bahia, do estado do Tocantins e de grande parte do Centro-Oeste.

Os acumulados de chuva entre Rondônia e o sul e noroeste do Amazonas ultrapassam 100 milímetros. Já no leste de Santa Catarina, no centro-leste e norte do Paraná e no estado de São Paulo, eles chegam a mais de 70 milímetros.

Em pelo menos 15 outros pontos do país também são esperados volumes de chuva elevados, sendo eles:

  1. Alagoas;
  2. Amapá;
  3. Minas Gerais;
  4. Bahia;
  5. Leste do Amazonas;
  6. Sul do Acre;
  7. Oeste do Rio de Janeiro;
  8. Mato Grosso do Sul;
  9. Goiás;
  10. Distrito Federal;
  11. Sergipe;
  12. Leste de Pernambuco;
  13. Pará;
  14. Tocantins;
  15. Roraima.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário